No dia de seu aniversário de 53 anos, o Metrô de São Paulo lançou no sábado (24) sua própria página na plataforma Google Arts & Culture, disponibilizando seu acervo de artes e imagens em 360 graus das estações. Agora, os passageiros poderão ver as exposições e conhecer 34 estações do Metrô, estando em qualquer lugar do mundo, através da internet.
A mostra “Diana Danon – O Metrô de São Paulo em Desenhos e Aquarelas” vai inaugurar o novo espaço de exposição virtual, contando com mais de 60 imagens produzidas entre 1972 e 2013 pela artista paulistana Diana Danon, mostrando os diferentes olhares da artista sobre a construção e a expansão das linhas do Metrô pela cidade de São Paulo.
Com um acervo de 220 mil itens entre documentos, fotografias, vídeos e estudos, esse novo acervo do Metrô também abriga 730 desenhos e aquarelas de Diana Danon. Na exposição será possível observar os traços ágeis e pinceladas expressivas da artista em imagens dos canteiros de obras, nos olhares dos operários e nas paisagens da cidade.
Formada pela Escola de Belas Artes, em 1959, e arqueologia e história da arte pela Universidade de São Paulo (USP), Diana Dorothea Danon sempre foi apaixonada pelas obras de construção do Metrô e passou a acompanhá-las e a retratá-las quase que diariamente. São retratos de trabalhadores, cenas de construção, paisagens urbanas e croquis de peças de máquinas.
Através da página do Metrô de São Paulo no Google Arts, também será possível conhecer as estações e as obras de arte do acervo permanente utilizando a ferramenta Google Street View. Para conhecer, acesse pelo Aplicativo Google Arts & Culture ou pelo site Arts & Culture.