Nesta terça-feira (30), o Museu da Língua Portuguesa estreia a série de lives “A Palavra no Agora: Conversas”, que recebe convidados para debater o papel da palavra no mundo, traduzindo e antecipando questões atuais da nossa sociedade, sobretudo neste momento de pandemia. No primeiro episódio, o psicanalista Christian Dunker bate um papo com a diretora técnica da instituição, Marília Bonas, a partir das 19 horas, no YouTube e no Facebook do museu.
Dunker é professor titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia e coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Entre os livros publicados por Dunker estão “Mal-estar, sofrimento e sintoma” (2015) e “A arte da quarentena para principiantes” (2020).
Projeto
Lançado em julho de 2020, “A Palavra no Agora” reúne textos de variados formatos, produzidos por colaboradores de todo o Brasil e disponibilizados gratuitamente na internet.
O projeto surgiu da constatação dos múltiplos prejuízos causados pelo coronavírus: além do trauma pela perda de pessoas queridas, a impossibilidade de realização dos rituais tradicionais de luto, por conta do isolamento social, provoca uma dor ainda maior a familiares e amigos. O site propõe, então, que as pessoas escrevam sobre alguém que se foi ou sobre os próprios sentimentos, como maneira de lidar com as múltiplas perdas.
Para estimular e inspirar o público, “A Palavra no Agora” também disponibiliza trechos de obras literárias que falam sobre o sentimento de perda, além de resenhas de livros e filmes que de alguma maneira abordam o assunto. São áreas abertas para a contribuição de escritores, editoras e do público, que podem tomar a iniciativa de sugerir obras (filmes, livros, músicas) que possam apoiar e inspirar outras pessoas nesse momento.
O site contém ainda informações sobre serviços de apoio para pessoas que estão tendo dificuldades para lidar com o momento da pandemia.