O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL) confirmou nesta sexta-feira (20) à presidente municipal do PL e candidata a vereadora Néia Garcia, que estará em Rio Claro no próximo dia 27. Na ocasião dará uma palestra sobre desenvolvimento econômico no Auditório Imperial do Rio Claro Plaza Hotel, no Jardim Paulista, e conhecerá a área onde se pretende implantar o Projeto do Parque Linear do Jardim São Paulo.
A visita de Luiz Philippe – primeiro e único da família imperial a ocupar um cargo político desde a queda da monarquia – a Rio Claro é decorrente do encontro que teve em São Paulo com Néia Garcia na véspera do 7 de Setembro, quando manifestou apoio a sua candidatura à Câmara Municipal de Rio Claro.
Cientista político e considerado um dos mais conceituados parlamentares do Congresso Nacional, Luiz Philippe lançou ao final de agosto o seu quinto livro, Os 7 Poderes: O Brasil no Século XXI. Na obra, aborda os desafios e oportunidades no cenário atual e propõe um novo sistema político, para modernizar e estabilizar o país – clique AQUI.
Missão cumprida
Ao trazer o deputado Luiz Philippe a Rio Claro, Néia Garcia reforça o prestígio e a ascensão galgada dentro da estrutura partidária do PL que, a partir da chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, tornou-se o maior partido de direita do Brasil e que tem como meta para estas eleições multiplicar o número de vereadores eleitos pela legenda e eleger até 1.500 prefeitos.
Recentemente num vídeo postado em suas redes sociais mandando a real em tom de desabafo, Néia disparou contra oportunistas que agora se pintam de verde e amarelo, mas nunca tiveram coragem de combater a esquerda para defender as pautas conservadoras.
No vídeo ela lembra que sua militância como ativista política de direita teve início há uma década, nas manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, e se acentuou a partir de 2018, na campanha pela eleição de Bolsonaro. “Eu não caí de paraquedas… Vão ter que me engolir” – enfatizou.
Desde então não parou. Esteve em praticamente todos os atos promovidos pelos movimentos de direita na Avenida Paulista, em São Paulo. E, no pós-eleição, em outubro e novembro de 2022, ajudou a fechar parte da rodovia Washington Luís para as manifestações de protesto em Rio Claro.
A recompensa pelo histórico de ativismo pelas pautas conservadoras chegou em fevereiro deste ano, ao ser surpreendida por uma chamada de vídeo de Bolsonaro, que se converteu em um divisor de águas para o próprio o cenário da sucessão municipal – clique AQUI.
Na conversa, que durou 15 minutos, ele pediu informações sobre o quadro político de Rio Claro e entregou a Néia Garcia a missão de reestruturar o PL na cidade que, àquela altura, estava com sua comissão executiva destituída e sob risco de ser apenas um coadjuvante nas eleições de 6 de outubro.
Missão dada é missão cumprida! Ela assumiu o controle do PL no município, que hoje tem Rogério Guedes como candidato a prefeito e com reais possibilidades de vitória, o que transformaria Rio Claro numa espécie de cidadela da direita na região.