De janeiro de 2021 até o início deste mês, Rio Claro contabilizou 129 homicídios dolosos. Isso significa que no governo Gustavo Perissinotto (PSD) houve, até agora, um aumento de 67,5% nos índices de violência em relação ao governo de seu antecessor, o ex-prefeito Juninho da Padaria.
De 2017 a 2020, durante o governo de Juninho, foram registradas 77 mortes violentas em Rio Claro, conforme atestam os dados estatísticos disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Além da queda acentuada no número de homicídios, naquele período também houve uma significativa melhora em relação a outras ocorrências como furtos, roubos e, principalmente, furto/roubo de veículos que em quatro anos atingiu, a menor de toda a série histórica iniciada em 2001.
Essa situação mudou drasticamente já em 2021 quando, ao final do primeiro ano sob a gestão do prefeito Gustavo, Rio Claro somou 40 vítimas de homicídio. Esse total representou à época um aumento de 90% nos assassinatos, em comparação a 2020, último ano de Juninho.
O total de 129 homicídios, até agora registrado no governo Gustavo, foi alcançado com as execuções ocorridas ao final de novembro, fato que ganhou repercussão nacional e que levou o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) a divulgar uma Nota de Esclarecimento nesta segunda-feira.
Com esse total de mortes violentas até agora, o governo Gustavo iguala e ainda pode superar a marca registrada durante o segundo mandato do ex-prefeito Du Altimari (MDB), de 2013 a 2016, quando o município somou 129 homicídios. Na primeira gestão de Altimari (2009-2012), foram 109 assassinatos.
Altimari foi precedido pelo ex-prefeito Nevoeiro Junior, que em seu terceiro e último mandato governou Rio Claro de 2005 a 2008. Nos quatro anos a cidade registrou 70 homicídios, que é o menor índice de violência alcançado pelo município desde o início deste século.
De 2001 a 2004, Rio Claro contabilizou 197 homicídios durante a segunda gestão do ex-prefeito Cláudio Di Mauro, então filiado ao PV.
Conforme o RC 8:32 já mostrou, os índices de violência crescem em Rio Claro durante os governos tidos como de esquerda dentro do espectro político local – clique AQUI.