Onze espécies de plantas que melhoram a qualidade do ar

Proporcione mais qualidade de vida no seu lar com essas plantas.

0

Principalmente nas metrópoles, há uma grande preocupação acerca da qualidade do ar. O excesso de fumaça e gás produzidos pelas indústrias e veículos são verdadeiros vilões para a saúde dos pulmões.

Além disso, pessoas que fumam dentro de casa também prejudicam o ar do local, afetando diretamente o bem estar dos outros moradores da residência.

Uma maneira eficaz de lidar com esse problema é com as plantas que purificam o ar. Entre seus benefícios está a capacidade de limpar a atmosfera do ambiente e produzir mais oxigênio. Afinal, quanto mais oxigênio, melhor é a respiração e mais prazeroso é viver no local – por isso, não deixe de anotar as 11 espécies de plantas que aumentam a qualidade do ar!

Plantas que melhoram a qualidade do ar

Foto: Reprodução.

Antúrio

Foto: Getty Images/Reprodução.

Além de ter flores bonitas e de diversas cores, essa planta combate os poluentes do ar. Sua estrutura não é grande, podendo crescer até um metro de altura. Já que é uma espécie de planta que floresce o ano todo, sua casa sempre ficará repleta de uma energia positiva proporcionada pelo antúrio. Como pode ser cultivada em vasos e/ou jardim, tenha cuidado com os bichinhos, pois a planta tem substâncias tóxicas para eles.

Babosa

Foto: Pinterest/Reprodução.

Planta que faz parte do mundo dos cosméticos e das receitinhas caseiras de beleza. A babosa tem componentes que agem como calmantes naturais e até mesmo são cicatrizantes. Uma peculiaridade da planta é que é possível notar se o ar está poluído a partir do surgimento de manchas marrons nas folhas. Mesmo muito utilizada pelas pessoas, ela é tóxica para os pets.

Espada de São Jorge

Foto: Pinterest/Reprodução.

A espada de são jorge, no campo espiritual, tem o poder de proteger as pessoas, livrando-as das energias negativas. A planta também consegue absorver os formaldeídos, liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, eliminando poeiras e organismos poluentes. Seu outro benefício é que produz uma grande quantidade de oxigênio, principalmente à noite. Mantenha a planta em locais mais altos para evitar o contato dela com os pets.

Ficus

Foto: Pinterest/Reprodução.

Se você tem uma área maior na casa e quer colocar uma decoração diferente, a escolha certa é um vaso de ficus. Você também pode cultivar a planta fora da casa, próxima da porta de entrada para atrair energias positivas para o local. Seu grande poder é de remover as impurezas do ar que podem causar problemas respiratórios. Contudo, é outra planta que deve ser deixada longe dos bichinhos da casa, porque suas folhas não podem ser ingeridas.

Gérbera

Foto: Pinterest/Reprodução.

Leve mais alegria para sua casa por meio das coloridas flores de gérbera. A planta melhora a qualidade do ar e, por isso, pode ser colocada no quarto para ajudar a relaxar o corpo antes de dormir – muitas pessoas a utilizam para combater a insônia! As substâncias tóxicas que ela mais filtra são tricloroetileno, xilneno e formaldeído. Além disso, é uma planta que não prejudica a saúde dos pets, caso ela seja ingerida por eles.

Hera inglesa

Foto: Pinterest/Reprodução.

Planta conhecida por ser trepadeira, dessa forma, cultive-a pendurada em um local alto ou próxima, por exemplo, de uma árvore. Ele tem a habilidade de remover do ar o benzeno, xileno e formaldeído, que são substâncias bastante tóxicas. Também é uma poderosa ferramenta para auxiliar na umidade do ambiente, o deixando menos quente e/ou seco. Não deixe que os pets brinque com ela, porque a planta é tóxica.

Jiboia

Foto: Pinterest/Reprodução.

Planta muito popular nas casas, principalmente por ser fácil de cultivar. Possui a capacidade de absorver os formaldeídos liberados por carpetes, tecidos sintéticos e madeira. Para decorar sua casa, experimente colocar em vasos grandes, porém, sempre a deixe longe dos pets, porque ela é tóxica para os animais.

Lírio da paz

Foto: HGTV/Reprodução.

Como o próprio nome já diz, o lírio da paz propaga uma serenidade pela casa. Ajuda a criar um ambiente de conforto para os moradores e sua estrutura é como um purificador natural do ar, removendo qualquer resíduo do local. Mesmo sendo delicada, tanto suas folhas quanto as flores são tóxicas para os animais.

Palmeira ráfia

Foto: Pinterest/Reprodução.

Perfeita para decorar o canto da sala e outros ambientes internos. A palmeira ráfia tem a capacidade de reduzir a quantidade de amônia no ar, liberada pelos produtos de limpeza. Assim, você consegue evitar os efeitos nocivos do aroma enquanto estiver realizando a faxina da casa. O ideal é manter a planta longe dos pets, porque suas folhas têm substâncias tóxicas.

Samambaia

Foto: Miracle-Gro/Reprodução.

A coloração verde e a aparência exuberante da planta deixa qualquer ambiente mais alegre. É uma espécie muito popular no Brasil e para deixá-la sempre bonita é preciso de muita umidade e luminosidade. Entre as plantas que purificam o ar, as samambaias têm um papel especial para retirar as impurezas do local, além de poder combater substâncias do solo, como mercúrio e arsênico. Cultive-a pendurada no alto da parede para deixar longe dos bichinhos, porque ela é tóxica para eles.

Tamareira anã

Foto: Reprodução.

O nome pode enganar muitas pessoas, pois mesmo sendo considerada “anã”, a planta consegue ter a altura de até quatro metros. Por causa do tamanho, o melhor é deixá-la fora de casa, próxima de janelas. Isso porque ela é eficaz para filtrar a fumaça de carros, então, irá impedir que as substâncias entre na casa. Pode ser cultivada em diversos solos e é muito resistente. Apenas tenha cuidado com os bichinhos da casa, a planta não pode ser consumida pelos animais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui