Os Satyros traz para o público “Uma Canção de Amor”

Peça inspirada em obra de Jean Genet é atração de hoje no Festival Cultura em Casa. Os Satyros traz para o público "Uma Canção de Amor".

0

O romance homoerótico toma conta da programação do Festival #CulturaEmCasa veiculado pela plataforma #CulturaEmCasa. A Companhia de Teatro Os Satyros traz para o público “Uma Canção de Amor”, peça criada especialmente para os meios digitais. O espetáculo é inspirado no único filme do escritor e dramaturgo francês Jean Genet (1910-1986), “Un chant d’amour”. O curta-metragem de Genet conta a história da relação amorosa entre dois presidiários. Por seu conteúdo homoerótico, o filme foi recebido com polêmica e censura à época do lançamento.

“Uma Canção de Amor” é o 12º espetáculo da Cia Os Satyros e estreou no mês passado. A apresentação será transmitida ao vivo a partir das 21h30 pelo site da plataforma #CulturaEmCasa. A peça é baseada em recortes da obra e vida de Genet (autor de “O Balcão”, “As Criadas”), conhecido como “poeta dos marginais”.

A direção do espetáculo é de Gustavo Ferreira e Rodolfo García Vázquez e a dramaturgia de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez. No elenco estão Henrique Mello e Roberto Francisco, que também assinam o dramaturgismo do espetáculo. A peça é uma ode poético-erótica em que dois prisioneiros, um homem de meia idade e um senhor de oitenta anos, cada um em sua cela, divagam por sonhos lascivos, criando a imagem um do outro, alimentando seus gozos e seus fantasmas mais íntimos.

Os Satyros traz para o público "Uma Canção de Amor"
Os atores Henrique Mello e Roberto Francisco na Praça Roosevelt. (Foto Edson Lopes Jr/Reprodução/Blog do Arcanjo)

Para Henrique Mello, o espetáculo fala sobre o amor. “Esse trabalho fala exclusivamente sobre o amor, não o amor romântico que idealizamos, mas sobre o amor essencial, que surge dentro de todos os seres, independentemente da sua trajetória de vida”, destaca o ator observabdo que o amor é livre e democrático. “Poetas, ladrões, assassinos e religiosos, amam. Talvez seja o sentimento mais democrático de todos”, pontua. Já o ator veterano ator Roberto Francisco ressalta que a “solidão pode despertar uma lição de inesgotáveis sentimentos”.

O Festival #CulturaEmCasa começou na sexta-feira (4) com show da banda Luísa e os Alquimistas. No sábado, a plataforma trouxe live do cantor e compositor Luiz Caldas, pai do Axé Music. Agora, os Os Satyros traz para o público “Uma Canção de Amor” fechando a programação do festival desta semana.

A plataforma #CulturaEmCasa é uma criação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para ampliar o acesso da população a conteúdos culturais. O serviço, criado em abril do ano passado, é gerido pela Organização Social Amigos da Arte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui