O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (26) a inclusão de novas faixas etárias na campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado de São Paulo. As pessoas de 45 a 54 anos tomam vacina em agosto. Os trabalhadores de transporte aéreo também vão receber a vacina a partir desta sexta-feira (28).
Os portuários serão vacinados a partir da próxima terça-feira (1º). Para isso, o estado de São Paulo dependerá da efetividade do envio de quantitativos de vacina pelo Ministério da Saúde.
“No período de 2 a 16 de agosto, serão vacinadas as pessoas entre 50 e 54 anos. E, a partir do dia 17 de agosto, começaremos a vacinação das pessoas entre 45 e 49 anos, um público total de 3,6 milhões de pessoas”, disse Doria.
A vacinação de trabalhadores de transporte aéreo começa nesta sexta-feira (28), com a imunização nos aeroportos de Congonhas, Cumbica e Viracopos. Os portuários do Porto de Santos começarão a ser imunizados a partir da próxima terça-feira (1º). Neste primeiro momento serão imunizadas 40 mil pessoas.
A coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, ressaltou que a Secretaria de Estado da Saúde já solicitou ao Ministério da Saúde mais doses de vacinas para completar a imunização deste novo público-alvo.
O governo de São Paulo vem ampliando gradativamente os grupos contemplados com a vacinação. A campanha começou com idosos acima dos 90 aos e agora chega às pessoas de 45 a 54 anos que tomam vacina em agosto. O estado já palicou mais de 16,4 milhões de doses da vacina, sendo 10,6 milhões de primeira dose e 5,5 milhões de segunda.
Em Rio Claro a imunização atendeu 54.857 pessoas, segundo balanço divulgado pela prefeitura. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município aplicou 83.268 doses de vacina, sendo 26,37% da população vacinada com primeira dose e 13,65% dos rio-clarenses vacinados também com segunda dose.
A vacinação prossegue em Rio Claro. O imunizante pode ser tomado por pessoas com 30 anos ou mais que tenham comorbidade ou deficiência permanente que recebem o benefício de prestação continuada (BPC). A vacina também está disponível para gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e demais grupos que incluem idosos com 60 anos ou mais; pessoas a partir de 18 anos com síndrome de Down; transplantados imunossuprimidos, também com mais de 18 anos; e pacientes maiores de 18 anos em terapia renal substitutiva (diálise).
Para agilizar o atendimento, as pessoas devem fazer cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br antes de ir ao posto de vacinação.