Prefeito de Rio Claro contrata condenado por licitação para treinar Central de Compras. Parece piada, mas não é! Consultor contratado pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) para treinar servidores da área de compras e licitações da Prefeitura de Rio Claro, foi condenado por fraude em processo licitatório realizado em 2004 para a compra de equipamentos médicos pela prefeitura de Charqueada.
Marcelo Montebello, proprietário da empresa Fabbrica 5 Consultoria contratada para treinamento “in loco” na Central de Compras de Rio Claro, foi condenado em março de 2018 pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), a três anos de detenção, em regime aberto, e à pena de multa de R$ 2.054,91. A pena foi convertida à prestação de serviços à comunidade ou entidade pública ou privada, pelo mesmo prazo da condenação, e na prestação pecuniária no valor de 10 salários-mínimos, para cada réu, em benefício de alguma entidade social – clique AQUI.
Em 2018, o caso ganhou repercussão regional porque entre os condenados estava o então prefeito de São Pedro, Helio Donizete Zanatta (PSD), já que os crimes licitatórios denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) foram cometidos durante seu mandato na Prefeitura de Charqueada (2001-2004), conforme noticiado pelo G1/Piracicaba ao observar que ainda caberia recurso aos envolvidos – clique AQUI.
O que á a Central de Compras
A Central Municipal de Compras de Rio Claro foi inaugurada em agosto de 2018 pelo então prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (DEM), em prédio localizado na Rua 2, entre as avenidas 13 e 15. Nela está centralizada todas as compras e licitações realizadas pelo município.
As compras das autarquias (Fundação de Saúde, Arquivo Público e Histórico e Daae) também são feitas na Central de Compras.
O Contrato
Com endereço na cidade de Saltinho, a Fabbrica 5 Consultoria foi declarada vencedora da carta-convite nº 001/2021, de 19 de janeiro, aberta por solicitação do gabinete do prefeito. O RC 8:32 também apurou que o contrato de nº 10/2021 foi assinado com a empresa no dia 11 de fevereiro por Gustavo Perissinotto, pelo valor de R$ 15.300,00 e com prazo de vigência por três meses.
Proprietário da Fabbrica 5, o consultor Marcelo Montebello é o atual diretor administrativo da prefeitura de Saltinho.