Disposto a mostrar que ninguém coloca cabresto nele, o vereador Rafael Andreeta iniciou sua campanha de reeleição à Câmara Municipal de Rio Claro nas eleições 2024 consolidando a sua fama de indomável. De modo irreverente, idealizou uma coligação para chamar de sua e deixou claro que parte para a disputa eleitoral correndo em raia própria.
Filiado ao Republicanos, logo em seu primeiro vídeo de campanha Rafael faz questão de salientar que não usa um real de dinheiro público e nem lança mão dos recursos do malfadado Fundão Partidário. “Sem comitê…sem tempo de TV… sem marketeiro” – completa.
Assim o vereador se vê livre e desimpedido da necessidade de veicular em seu material pessoal de campanha o descritivo da coligação oficial da qual o Republicanos faz parte e foi formada em apoio à reeleição do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD).
A coligação oficial tem como nome “Para Rio Claro Continuar Mudando” que, conforme o RC 8:32 revelou, é uma cópia adaptada do slogan da ex-presidente Dilma Rousseff em 2010 e vem provocando constrangimento – clique AQUI.
Então, o vereador não pensou duas vezes. Deu asas à irreverência e criou uma hipotética coligação por ele denominada como “Vamos Para Frente Sempre Aprendendo na Luta”.
Outro detalhe também chama atenção. Rafael usa como logomarca um emoji de punho fechado se aproximando e a frase “Fechado com o Povo”. É inevitável a associação que se faz em contraposição ao slogan utilizado no malfadado “adesivaço”, que colocou o prefeito sob a mira do MP e da Justiça Eleitoral.
Rafael reproduz na disputa eleitoral, a mesma independência e autonomia que marca sua atuação na Câmara Municipal e que já o levou a bater de frente com secretários municipais, prefeito e vereadores da base de sustentação política do governo.
Até mesmo quando comparado ao pai, o ex-vereador e presidente da Câmara de Rio Claro Valdir Natalino Andreeta, Rafael não abre mão de seu estilo ao afirmar que tem suas próprias convicções e responde pelos seus atos. “Tenho CPF, RG e endereço próprio” – costuma retrucar.