A cidade de Rio Claro permanece na fase laranja no Plano São Paulo de controle da pandemia de Covid-19. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (19) pelo governo estadual que fez a 22ª reclassificação de regiões no Plano São Paulo. Na laranja, estão as regiões de Marília, Piracicaba (que inclui Rio Claro), Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté.
“A reclassificação começa a valer a partir de segunda-feira, 22 de fevereiro. Assim, todos terão possibilidade de se preparar e organizar. Outras reclassificações poderão ocorrer na próxima semana, sempre com o objetivo de atender com mais precisão e rapidez, seja para evoluir ou regredir”, disse o governador João Doria ao anunciar as mudanças no plano.
De acordo com o Plano SP, municípios que estão na fase laranja podem liberar o funcionamento dos serviços não essenciais por até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20 horas.
A venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência e restaurantes é permitida entre 6 e 20 horas. Porém, o consumo local em bares está totalmente proibido.
Vale lembrar que o Plano São Paulo é uma diretriz e dá autonomia para que os prefeitos aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo governo do estado.
Todas as regras do Plano SP podem ser consultadas no site.
Dados da pandemia
Rio Claro tem atualmente 8.297 casos confirmados de Covid-19, sendo 33 registrados na quinta-feira (18) conforme divulgado em boletim pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início da pandemia foram confirmadas 198 mortes e 7.680 pessoas se recuperaram da doença.