Regente Xian Zhang lidera músicos da Osesp em três concertos

Diretora Musical da Sinfônica de Nova Jersey, a sino-americana retorna ao Brasil para três únicas apresentações, entre 26 e 28 de agosto.

0

A regente Xian Zhang lidera músicos da Osesp em três concertos na Sala São Paulo, entre esta quinta-feira (26) e sábado (28). A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), corpo estável da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, recebe a regente sino-americana para as apresentações.

Xian Zhang, que atualmente é diretora musical da Sinfônica de Nova Jersey, esteve em São Paulo regendo a Osesp apenas uma vez, em 2008, e agora retorna para um programa que contempla sinfonias de dois mestres do romantismo: os alemães Robert Schumann (1810-1856) e Johannes Brahms (1833-1897). A performance da sexta-feira (27), às 20 horas, será transmitida ao vivo direto da Sala São Paulo, no YouTube Osesp.

O programa começa com a Sinfonia nº 4 de Schumann, que estreou em Düsseldorf, na Alemanha, no ano de 1853. A primeira versão dessa obra, sob o título original de Fantasia Sinfônica, foi composta logo após a Primeira Sinfonia do autor, em 1841. Lentamente amadurecida, só adquiriu sua forma definitiva dez anos depois, quando a Segunda e a Terceira Sinfonias já haviam ganhado os palcos.

Regente Xian Zhang lidera músicos da Osesp em três concertos
Regente Xian Zhang lidera músicos da Osesp em três concertos. (Foto: Reprodução/Internet)

A estreia oficial dessa versão revisada em Düsseldorf foi recebida com bastante entusiasmo, assunto de carta do próprio Schumann ao amigo Johann Verhulst: “De alguma maneira, eu reorquestrei a Sinfonia completamente e, para ser franco, ela agora está muito melhor e mais eficaz do que antes”.

Em seguida, a Osesp apresenta a Sinfonia nº 3 de Brahms, que, assim como seu contemporâneo Schumann, compôs quatro sinfonias durante a vida. Brahms criou a sua Terceira Sinfonia em 1883, quando tinha cinquenta anos, durante um verão passado na cidade alemã de Wiesbaden, junto ao vale do rio Reno.

A estreia da obra aconteceu em Viena, na Áustria, sob a batuta de Hans Richter, que dirigiu a Orquestra Filarmônica de Viena com enorme sucesso – o maestro, por sinal, viria a considerar essa sinfonia como a Eroica de Brahms, uma referência à sinfonia de mesmo número de Beethoven.

Programa

Temporada Osesp: Xian Zhang
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Xian Zhang – Regente
Robert SCHUMANN | Sinfonia nº 4 em Ré Menor, Op.120
Johannes BRAHMS | Sinfonia nº 3 em Fá Maior, Op.90

Serviço

Quinta (26), às 20h
Sexta (27), às 20h – Concerto Digital
Sábado (28), às 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 638 lugares
Recomendação etária: 7 anos
Ingressos: Entre R$ 50,00 e R$ 100,00
Bilheteria (INTI): https://osesp.byinti.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui