Rio Claro inicia vacinação de adolescentes contra a Covid-19

Atendimento começa nesta terça-feira (17) para jovens de 12 a 17 anos com doenças crônicas.

0

Rio Claro inicia vacinação de adolescentes contra a Covid-19. A vacina começa a ser aplicada nesta terça-feira (17) em adolescentes de 12 a 17 anos que tenham deficiência ou doenças crônicas. A aplicação da primeira dose será exclusiva para este público, gestantes e puérperas, em atendimento nos quatro locais de vacinação a partir das 8 horas.

O Centro Cultural atende até as 19 horas; os postos da Unimed (na Rua 12) e do Santa Filomena (no shopping) até as 13 horas; e no São Rafael a vacinação será até o meio-dia. O município recebeu poucas doses da vacina da Pfizer, única aprovada para ser aplicada em adolescentes e, por isso, a vacinação pode ser interrompida antes do horário previsto caso as doses terminem.

Para a vacinação é importante que o jovem tenha realizado cadastro no site vacinaja.sp.gov.br. Além disso, é obrigatória a apresentação de RG, comprovante de residência em Rio Claro, CPF ou cartão SUS e documento que comprove a comorbidade. Como comprovante pode ser apresentado receituário médico que indique medicação de uso contínuo ou declaração médica especificando a comorbidade.

São consideradas doenças crônicas para a vacinação: diabetes, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doença renal crônica, imunocomprometidos (HIV, transplantados, pacientes oncológicos), doença falciforme, talassemia maior, obesidade e síndrome de down. Para serem vacinados os adolescentes devem estar acompanhados de uma pessoa maior de idade.

Rio Claro inicia vacinação de adolescentes contra a Covid-19
As pessoas que ainda não tomaram a vacina devem se vacinar. Rio Claro inicia vacinação de adolescentes contra a Covid-19. (Foto: Divulgação/PMRC)

Nos quatro locais de vacinação também será aplicada a segunda dose da vacina. Nesta terça-feira a vacinação com segunda dose será para quem recebeu a Oxford/Astrazeneca até 25 de maio e para os vacinados com a Coronavac/Butantan até 20 de julho.

A vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos foi anunciada pelo governo de São Paulo. Esta segunda-feira (16) marcou o para o fim do calendário de vacinação de adultos, com pelo menos uma dose, em todo estado. Até a primeira quinzena de setembro, todo o público nessa faixa etária já deverá estar vacinado com pelo menos uma dose da vacina.

Nesta segunda-feira, além da conclusão da vacinação de jovens, também ocorre o início da repescagem das demais faixas etárias. Portanto, qualquer cidadão com mais de 18 anos, que ainda não tenha sido imunizado, poderá procurar uma unidade de saúde para vacinação, de acordo com os calendários fixados pelos municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui