Rio Claro registrou 643 novos casos de Covid-19 e seis confirmações de dengue nesta semana. Os dados estão em boletim divulgado nesta sexta-feira (8) pela Fundação Municipal de Saúde. Desse modo, o município soma 31.619 casos positivos de coronavírus. Assim como tem 331 casos confirmados de dengue neste ano.
Entre os infectados nesta pandemia pelo coronavírus, 30.299 estão recuperados. Outros 654 estão em isolamento domiciliar, sem sintomas ou com sintomas leves da doença. Ou seja, fazem tratamento e recuperação em casa.
Por outro lado, a cidade tem 23 pessoas hospitalizadas em leitos Covid-19. As internações são tanto da rede saúde pública quanto da privada. Como resultado, 32% dos leitos estão ocupados. Além disso, 10 dos internados estão em unidades de terapia intensiva.
Portanto, os cuidados preventivos devem ser mantidos. A Fundação de Saúde recomenda o uso de máscara em locais fechados e com muitas pessoas. Isso vale para escolas, encontros religiosos e estabelecimentos comerciais.
Da mesma forma, a recomendação vale para outros locais. No transporte público e unidades de saúde, por exemplo, o uso de máscara continua obrigatório. Além disso, as pessoas devem fazer a higienização adequada das mãos e evitar o contato físico.
Vacinação contra a Covid-19
A vacinação contra a Covid-19 prossegue em Rio Claro visto. Assim sendo, a vacina está disponível em oito unidades de saúde a partir das 7h30. A vacinação acontece até as 18 horas nas unidades do Mãe Preta, Terra Nova e Bonsucesso. Já nos postos de saúde de Ajapi, Wenzel, Vila Cristina, Cervezão e Avenida 29, a vacinação vai até as 16h30.
Aliás, o município realiza a aplicação de primeiras, segundas doses e doses de reforço contra a Covid-19. As primeiras doses continuam para quem tem cinco anos ou mais. No entanto, as demais doses precisam seguir os critérios de aplicação. Então fiquem atentos às regras.
Conforme a Fundação de Saúde, Rio Claro aplicou 512.031 doses nesta campanha de vacinação contra a Covid-19. Isto é, 93,71% da população rio-clarense recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. Ao passo que o total de pessoas que tomaram as duas doses ou dose única soma 173.591. Esse número representa 85,33% da população.
Seis novos casos de dengue
Enquanto vacina contra a Covid-19, o município segue com as ações de prevenção à dengue. Com seis novos casos de dengue, Rio Claro totaliza 331 confirmações da doença neste ano.
As informações estão em boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado nesta sexta-feira (8). O documento também aponta que não há casos neste ano no município de chikungunya, zika vírus e febre amarela. Essas doenças também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Seja como for, a Fundação de Saúde realiza trabalho preventivo nos bairros do município. De fato, são realizadas visitas casa a casa, vistorias em pontos estratégicos e nebulização. Porém, este trabalho apenas não é suficiente para combater o mosquito. Pelo contrário, a comunidade também deve fazer a sua parte.
O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem. Da mesma forma, a população deve descartar corretamente os materiais.