A cada ano, pelo menos uma vez, a sexta-feira 13 aparece em nossos calendários e, para alguns, a data significa apenas más notícias, pois é considerada muito azar. Mas de onde vem a superstição em torno dessa data específica? Saiba porque a a sexta-feira 13 é considerada azarada.
Por que sexta-feira 13 é considerada azarada?
Existem várias teorias sobre porque sexta-feira 13 é considerada uma data tão azarada. Uma das mais populares sobre a superstição conecta a data de sexta-feira 13 com a morte dos cavaleiros templários. Centenas de cavaleiros templários foram presos na sexta-feira, 13 de outubro de 1307, pelo rei Filipe IV da França.
A história afirma: “Fundada por volta de 1118 como uma ordem militar monástica dedicada à proteção dos peregrinos que viajavam para a Terra Santa após a captura cristã de Jerusalém durante a Primeira Cruzada, os Cavaleiros Templários rapidamente se tornaram um dos grupos mais ricos e influentes do Meio Idades, graças às generosas doações das cabeças coroadas da Europa, ansiosas para obter o favor dos ferozes Cavaleiros”.
Na virada do século 14, os Templários estabeleceram um sistema de castelos, igrejas e bancos em toda a Europa Ocidental. E foi essa riqueza surpreendente que levaria à sua queda. Em uma tentativa de conquistar o dinheiro, as terras e o poder dos Cavaleiros Templários, o rei Filipe IV da França ordenou sua prisão.
Os Cavaleiros Templários foram brutalmente torturados, mantidos em isolamento e alimentados apenas com restos de comida e água.
Quais são as outras teorias?
Outra teoria popular sobre a infelicidade da sexta-feira 13 é atribuída à história da última ceia de Jesus e sua crucificação. A pintura da Última Ceia de Leonardo da Vinci apresenta 13 pessoas no Cenáculo no dia 13 da Quinta-feira Santa de Nisan, a noite anterior à morte de Jesus na Sexta-feira Santa.
Judas, que traiu Jesus, também foi considerado o 13º convidado a se sentar à mesa. Além disso, as conotações de sexta-feira 13 como azar podem ser atribuídas a um romance de Thomas W Lawson chamado Friday, the thirteenth, que foi publicado em 1907. O romance conta a história de um banqueiro que usa a superstição por volta da sexta-feira 13 para criar pânico em Wall Street naquela mesma data.
Na biografia de 1869 do compositor italiano Gioachino Rossini, falecido na sexta-feira, 13 de novembro, por Henry Sutherland, está documentado que o compositor considerou a sexta-feira como um dia de azar e o 13 como um número de azar.
O que é triskaidekaphobia?
Triskaidekaphobia (também conhecida como fobia de 13 dígitos) é o medo irracional do número 13. Triskaidekaphobia.info explica: “A maioria das pessoas com triskaidekaphobia tem uma fobia/medo imersiva e contínua do número 13.
“A premissa da fobia ou medo do número 13 costuma ser difícil de explicar, mas, em alguns casos, suas causas estão ligadas a experiências relacionadas ao pânico ou condições genéticas. O medo do número 13 pode ser tratado por um psicólogo usando terapia de exposição em combinação com drogas”.
O termo vem do grego, onde tris significa três, kai significa e, deka significa dez e fobia significa medo. Paraskevidekatriafobia se refere ao medo específico da sexta-feira 13, não apenas do número 13.
Vemos triskaidekaphobia na vida cotidiana?
Embora você possa não ter pensado nisso antes, a superstição em relação ao número 13 pode ser vista em várias partes da sociedade. As grandes companhias aéreas, como Air France, Lufthansa e Ryanair, não têm uma 13ª fila em seus lugares, e muitos hotéis também não têm um quarto de número 13 ou um 13º andar.
Lufthansa explica: “Em algumas culturas, o número 13 é considerado azarado. É por isso que não existe linha 13 nos aviões, porque respeitamos a superstição. Dessa forma, ninguém que pensa que o número 13 é azarado tem que se sentar nessa fila”. Alguns navios de cruzeiro também não têm um deck ou andar número 13.
Com que frequência ocorre a sexta-feira 13?
Todo ano terá pelo menos uma sexta-feira 13, e o máximo que pode ter são três. As sextas-feiras consecutivas, dia 13, podem ocorrer em fevereiro e março, desde que não seja um ano bissexto.
O período mais longo que se pode passar sem ver uma sexta-feira 13 é de 14 meses, depois dos quais simplesmente não há como evitar. Para um mês ter uma sexta-feira 13, tem que começar no domingo. Neste ano, o dia 1º de agosto caiu num domingo.
Quantas sextas-feiras 13 em 2021?
Sexta-feira, 13 de agosto, é a única sexta-feira 13 de 2021. E será o mesmo novamente em 2022, quando a única sexta-feira 13 do ano será em maio. O ano passado teve duas sextas-feiras 13 – uma em novembro e outra em março. Por que você não verifica seus diários para ver se algo infeliz aconteceu com você em algum desses dias?