A unidade de saúde da família (USF) do Jardim Guanabara vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira (1º) em Rio Claro. O posto itinerante atende das 8 às 15 horas na unidade de saúde do bairro, que fica na Rua 9, sem número.
No posto fixo, que funciona no salão da Igreja Boa Morte (Rua 10 entre avenidas 7 e 9), a vacinação está disponpível das 8 às 16 horas. Nos dois locais são aplicadas primeiras, segundas doses e doses de reforço da vacina.
Além disso, o município já está aplicando a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 70 anos ou mais. Para ser atendido, o idoso tem que ter tomado a terceira dose há no mínimo quatro meses.
As primeiras doses são para pessoas a partir de cinco anos. Para a segunda dose, a pessoa deve observar a data de retorno, marcada a lápis no cartão de vacinação. Já a terceira dose tem aplicação liberada para os maiores de 18 anos. Nesse caso, a vacina é aplicada quatro meses após a segunda dose.
O cronograma da vacinação itinerante prevê atendimento na segunda-feira (4) no Jardim Novo. Depois disso o posto itinerante segue o bairro Panorama onde vai atender na terça-feira (5). Na quarta-feira (6) o posto atende no Jardim Progresso e, em seguida, no Jardim Brasília na quinta-feira (7). O calendário da semana termina na sexta-feira (8) no Mãe Preta.
Antes de procurar o posto de vacinação, as pessoas devem fazer cadastro prévio no site Vacina Já para agilizar o atendimento.
Vacina contra Covid-19 diminui internações
A vacina contra a Covid-19 protege a população e contribui para melhorar os indicadores de saúde. O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (30) uma queda expressiva no número de internações. Conforme o governo paulista, o estado registrou redução de 84% das internações por Covid-19 desde o final de janeiro, quando foi registrado o pico da variante Ômicron.
Apenas na última semana epidemiológica, encerrada no sábado (26), houve redução de 21,77% nas novas internações por coronavírus. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva é de 23,3% e de enfermaria, 17,9%.