Essa é uma daquelas conversas necessárias. Há 20 anos, o dia 4 de fevereiro é lembrado como o Dia Mundial do Câncer. A data foi coordenada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e busca aumentar a conscientização e informação da população acerca da doença.
Pensando nisso, listamos cinco obras que discutem, cada uma à sua maneira, o câncer para os mais diferentes públicos.
Aquela Doença com C (2009)
Após ser diagnosticada com um câncer terminal, a esposa e mãe Cathy Jamison (Laura Linney) resolve lidar com a doença aproveitando mais cada momento. Pela primeira vez na vida, ela faz escolhas que se adaptam às suas necessidades e ainda faz amigos inesperados.
Doce Novembro (2009)
Nelson Mos (Keanu Reeves) e Sara Deever (Charlize Theron) nada têm em comum. Ele é um atarefado executivo que só pensa em seu trabalho. Já ela, uma mulher encantadora e charmosa que instiga o que há de melhor em um homem. Um encontro ao acaso no Departamento de Veículos para o exame de habilitação muda a realidade da dupla.
Um Amor para Recordar (2002)
Dois adolescentes, o popular Landon Carter (Shane West) e a tímida Jamie Sullivan (Mandy Moore), são colocados juntos depois que Landon entra em apuros e é obrigado a prestar serviço comunitário. Opostos em tudo, eles se apaixonam perdidamente. O filme é baseado no livro de Nicholas Sparks.
A Culpa é das Estrelas (2014)
Hazel (Shailene Woodley) e Gus (Ansel Elgort) se conhecem, e se apaixonam, em um grupo de apoio para pacientes com câncer. A garota sempre descartou qualquer chance de se apaixonar por causa da doença. Hazel muda de ideia ao se encantar por Gus. Juntos, eles iniciam uma jornada para visitar um autor recluso que mora em Amsterdã, na Holanda.
Clouds (2020)
Zach Sobiech (Fin Argus) é um jovem músico que descobre que seu câncer se espalhou, restando-lhe apenas alguns meses de vida. Diante deste cenário, ele faz o que sempre sonhou: grava um álbum sem fazer ideia de que vai viralizar como um fenômeno musical. O filme é baseado em uma história verídica.
Hospital New Amsterdam (2018)
O médico Max Goodwin (Ryan Eggold) assume a direção do hospital mais antigo dos Estados Unidos com a missão de mudar o sistema burocrático. Paralelamente, o doutor precisa lidar com os sintomas, e medos, de um câncer na garganta.