O estado de SP realiza sábado o 2º “Dia V” de vacinação contra a Covid-19. A mobilização visa a aplicação de segundas e terceiras doses da vacina, além de permitir a atualização da carteirinha de crianças e adolescentes que integram tanto a campanha contra o novo coronavírus quanto a de multivacinação.
Esse é o segundo “Dia V” realizado pelo governo estadual com foco na sensibilização das pessoas que estão com a segunda dose em atraso que hoje somam mais de 4,1 milhões. O primeiro mutirão foi realizado no último dia 2.
“Vamos promover uma nova data especial de vacinação, o Dia V, de vacina, de vida, contra a Covid-19. Essa é uma grande oportunidade para as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose fazerem isso com calma e com tempo”, disse o governador João Doria ao anunciar a mobilização em coletiva de imprensa na quarta-feira (13).
O mutirão terá mais de cinco mil postos em funcionamento em todo o estado de São Paulo, das 7 às 19 horas. Cada município poderá definir o horário de atendimento, portanto a população deve consultar os horários locais antes de se dirigir ao posto de vacinação. “Vamos aplicar a segunda dose da vacina em adultos e adolescentes”, informa a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
Além das segundas doses, o “Dia V” também prevê a aplicação das doses de reforço em idosos e profissionais de saúde que tomaram a primeira dose em fevereiro, março e abril. Crianças e adolescentes também poderão atualizar a carteirinha de vacinação e colocar em dia as vacinas atrasadas dentro da campanha de multivacinação que acontece até 29 de outubro.
A campanha oferece 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças. “Os pais ou responsáveis devem levar os filhos ao posto mais próximo de sua casa com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço”, explica Regiane.
Além da aplicação de vacinas, o governo estadual orienta as prefeituras a que utilizem o sábado para atualizar a plataforma Vacivida, sistema online que monitora os dados de vacinação. De acordo com o estado, as ações visam ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19.
Desde o início da campanha de imunização contra a doença, o “estado de São Paulo já aplicou cerca de 70 milhões de doses e ultrapassou a meta de 90% de cobertura entre as pessoas com idade acima de 45 anos. Considerando toda a população adulta, 99,3% já receberam ao menos uma dose e 80,5% concluíram o esquema vacinal”.