Suspensa, pesquisa Vox Brasil põe Justiça Eleitoral em xeque

Instituto de pesquisa que distorceu cenário e induziu eleitor a erro em levantamento realizado em Rio Claro é barrado na cidade de Limeira.

0

Diferentes interpretações e uma aparente falta de critérios em relação a pesquisas eleitorais colocam a Justiça Eleitoral em xeque. Em Limeira, pesquisa do Instituto Vox Brasil teve a divulgação suspensa, enquanto que em Rio Claro, apesar de erro crasso que distorceu o cenário para o eleitor, foi liberada para divulgação.

A partir de uma representação da coligação Limeira Acima de Tudo, que tem Érika Tank (PL) como candidata a prefeita, nesta terça-feira (01) o juiz Rilton José Domingues, da 399ª Zona Eleitoral de Limeira, determinou liminarmente a suspensão da divulgação da pesquisa de intenção de votos realizada na cidade.

“Em face dos fatos narrados e das provas carreadas aos autos, ficou demonstrado o perigo de dano, baseado na possibilidade de perpetuação da divulgação da pesquisa eleitoral impugnada no tocante ao valor e origem dos recursos despendidos na pesquisa, ainda que realizada com recursos próprios, à indicação da fonte pública dos dados utilizados e aos bairros abrangidos ou, na ausência de delimitação do bairro, à área em que foi realizada” – clique AQUI.

O desrespeito a determinação do juízo eleitoral acarretará pena de multa diária no valor de R$ 2 mil, tanto para o instituto como para os demais candidatos à prefeitura de Limeira. Além da VTV News – afiliada do SBT e parceira do Vox Brasil – e demais veículos de comunicação – clique AQUI.

Rio Claro

Realizada entre os dias 22 e 23 de setembro, a última pesquisa do Instituto Vox Brasil em Rio Claro incluiu entre as opções de voto apresentadas aos eleitores na estimulada o nome do ex-prefeito Juninho da Padaria, que já havia renunciado publicamente à sua candidatura e manifestado apoio a Rogério Guedes (PL) desde o dia 13 de setembro.

Mesmo assim e apesar de representação da coligação Competência e Coragem Para Mudar Rio Claro, de Rogério Guedes, a divulgação dos resultados da pesquisa foi liberada pelo Ministério Público e pela Justiça Eleitoral, conforme noticiou o RC 8:32clique AQUI.

Antes, o Instituo Vox Brasil já havia realizado outras duas pesquisas em Rio Claro. A primeira em junho, em meio às festas de aniversário da cidade. A segunda, registrada em 2 de agosto com início no dia 3. Mesma data de um “Adesivaço” promovido pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), candidato à reeleição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui