O taekwondo brasileiro garantiu as duas primeiras conquistas da temporada em eventos internacionais oficiais, com a prata de Ícaro Miguel e o bronze de Milena Titoneli no Aberto de Sofia, na Bulgária. Edival Marques – Netinho, Henrique Precioso e Gabriel Campolina não conseguiram avançar das diputas iniciais em suas chaves. O time brasileiro contou com o suporte dos treinadores Clayton dos Santos e Diego Ribeiro.
Até chegar à decisão da categoria -87kg, contra Daniel Gomez, da Espanha, Icaro venceu os três confrontos iniciais. Em combate acirrado, o espanhol levou a melhor com dois pontos de diferença no placar.
“Estar de volta às competições é algo que me deixa feliz mas, fazendo uma final, e conquistando uma medalha é mais marcante. A gente sabe que o mundo está uma loucura, mas ver nosso esporte seguindo em frente me deixa contente. Agora é seguir caminhando até os Jogos Olímpicos e isso aqui foi apenas uma amostra do que vamos encontrar. Sei que estamos no caminho certo e temos que continuar trabalhando”, afirmou o integrante da categoria pódio, a principal do programa Bolsa Atleta do Governo Federal.
Pela categoria -67kg, Milena, que também é integrante da Bolsa Pódio, venceu seus os dois primeiros confrontos mas, na semifinal, não passou pela atleta da Jordânia Julyana Al-Sadeq e conquistou a medalha de bronze.
Pela categoria até -68kg, Netinho enfrentou na estreia o alemão Ozkaya Imran que, em confronto acirrado, levou a melhor. Ainda na mesma categoria, Gabriel Campolina não avançou na chave. Henrique Precioso, pela categoria -74kg, também encerrou a participação após primeiro combate.