TSE: Algoz de Juninho é amigo de Lula e alvo de bolsonaristas

Ministro dos tapinhas de Lula, reformou decisão unânime da Justiça Eleitoral paulista que liberou candidatura do ex-prefeito Juninho e a agora, a pedido do PT, abriu investigação contra Bolsonaro.

0

Novo algoz do ex-prefeito Juninho, o ministro e corregedor-geral do TSE, Benedito Gonçalves, é amigo de Lula e alvo de bolsonaristas, inconformados com sua atuação ao cercear diversas iniciativas do presidente durante a campanha eleitoral e com sua mais recente decisão que, ao atender a um pedido do PT, abriu investigação contra Bolsonaro por ataque às eleições e abuso de poder econômico.

Como relator de um recurso ordinário eleitoral, Benedito Gonçalves resolveu reformar decisão unânime da Justiça Eleitoral paulista, proferida no início de setembro e que havia confirmado a candidatura de Juninho a deputado estadual. Seu posicionamento foi seguido por demais ministros do Tribunal Superior Eleitoral, que negou o registro de candidatura. Juninho vai recorrer da decisão.

Será o Benedito?

Indicado pelo então presidente Lula, o carioca Benedito Gonçalves chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2008. Foi o primeiro negro nomeado à Corte e já esteve cogitado para ir ao Supremo Tribunal Federal (STF), nas vagas de Ayres Britto, em 2012, e Joaquim Barbosa, em 2014. Lula e uma ala do PT o apoiavam, mas ele foi preterido pela então presidente Dilma Rousseff, que preferiu Luís Roberto Barroso e Edson Fachin.

Agora, com o retorno de Lula e do PT ao poder, Gonçalves volta a ser cotado para o STF, já que duas vagas serão abertas em 2023 com as aposentadorias de Ricardo Lewandowski e de Rosa Weber – clique AQUI.

Há sete anos, a revista Veja revelou que Gonçalves e Lula tinham um amigo em comum: Léo Pinheiro, da OAS, alvo da Lava-Jato, com quem o ministro trocava mensagens. “Meu amigo, parabéns, o ano 2015 começou ontem. Agora preciso da sua ajuda valiosa para meu projeto”, escreveu ele ao empreiteiro logo após a reeleição de Dilma — o projeto seria a sua ida para o STF.

Neste ano, Benedito Gonçalves deixou bolsonaristas de orelha em pé graças a um vídeo em que é cumprimentado, com afáveis seis tapinhas no rosto quando se reencontrou com Lula na posse do ministro Alexandre de Moraes, na presidência do TSE, em agosto – clique AQUI e assista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui