O passeio de trem pela Serra do Mar é um dos destinos que dizem muito sobre como são as viagens no Paraná. Isso porque o estado possui a maior área de Mata Atlântica preservada do país, onde muitos turistas buscam o contato mais próximo com a natureza.
O que antes já era o destino de muitos, agora se tornou a primeira opção para quem busca realizar o turismo responsável na região. Isso porque nos últimos meses medidas de segurança foram adotadas para tornar as viagens ainda mais limpas e seguras para todos os viajantes a bordo.
Quem explica é o diretor geral da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda.
“Seguindo rígidos protocolos de segurança e higienização, os trajetos acontecem com capacidade reduzida de público para garantir o distanciamento social entre os passageiros, além da obrigatoriedade de uso de máscara e equipamentos de alta tecnologia para sanitização. Entre elas estão a desinfecção de toda a frota de vagões com o FIP Onboard, equipamento de névoa seca com nanopartículas”.
Maria Fumaça
Confira a seguir três viagens de trem para realizar com segurança entre os destinos de Curitiba e Morretes:
Contemple a natureza e reviva a história da ferrovia a bordo de uma Maria Fumaça encantadora. Um dos passeios mais populares do Natal em Curitiba, agora está disponível para gerar alegria ao longo de todo o ano.
As viagens têm em torno de 60 minutos, com partidas realizadas tanto em Morretes, como também em Antonina.
O passeio deve ser agendado com pelo menos uma semana de antecedência.
Morretes – Antonina
Embarque no trem da Serra do Mar Paranaense, considerado um dos passeios sobre trilhos mais espetaculares do mundo. Ao longo da viagem, você vai conhecer mais sobre a história da Ferrovia Paranaguá-Curitiba, com suas mais de 41 pontes e 13 túneis. E claro, além de apreciar o impressionante visual das montanhas e vales, com seus rios, cascatas, penhascos e desfiladeiros.
Embarque realizado com pelo menos uma hora de antecedência em relação a partida.
Curitiba – Morretes
Um dos passeios mais clássicos de trem no Paraná é o que liga Curitiba a Morretes, em um trajeto realizado em meio a Mata Atlântica.
Embarque pela ferrovia Paranaguá-Curitiba, que teve sua viagem inaugural feita pela Princesa Isabel em 1884, a estrada de ferro conta com mais de 41 pontes, centenas de pontilhões, 13 túneis e viadutos de grande destaque, como a Ponte São João e o Viaduto do Carvalho.
Além da rica história, o caminho é repleto de natureza. Na viagem irá conhecer a fauna e a flora da Serra do Mar Paranaense, localizada na maior área contínua de Mata Atlântica preservada do país.
Embarque realizado com pelo menos uma hora de antecedência em relação a partida.