Atualização
Prefeitura de Rio Claro se manifesta e informa que o município não aplicou vacinas vencidas, saiba mais clicando AQUI.
Erro de digitação coloca Rio Claro como uma das cidades que aplicaram vacinas vencidas. A informação se deu por conta de um erro de digitação no sistema VaciVida. As vacinas vencidas foram aplicadas, mas a princípio Rio Claro está fora da lista. A Fundação Municipal de Saúde irá se manifestar a respeito.
Rio Claro está entre as 160 cidades em 23 estados que aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19 na população, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde. Os microdados de vacinação compilados pela pasta apontam que 1.254 pessoas foram inoculadas com doses de lotes do imunizante da Oxford/AstraZeneca cuja data de expiração já tinha passado.
Você pode conferir a tabela completa de cidades na matéria divulgada pela Folha clicando AQUI.
O problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. São grupos de imunizantes cuja data de validade, de seis meses, já expirou.
Mas afinal, o que acontece se você tomar uma vacina vencida?
“Quando a vacina é aplicada fora do prazo de validade, é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida”, explica Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).
A preocupação, conforme explica o especialista, é que a pessoa fique desprotegida. “Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios”.
“Até agora, tanto contra a covid-19 como em outras vacinas, não observamos efeitos negativos em fazer a imunização correta depois do recebimento de uma dose vencida”, esclarece Cunha.