Vacinas vencidas da AstraZeneca contra Covid foram aplicadas em Rio Claro

Vacinas vencidas não fazem mal, mas você deverá tomar de novo. Cerca de 26 mil doses da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios.

0

Atualização

Prefeitura de Rio Claro se manifesta e informa que o município não aplicou vacinas vencidas, saiba mais clicando AQUI.


Erro de digitação coloca Rio Claro como uma das cidades que aplicaram vacinas vencidas. A informação se deu por conta de um erro de digitação no sistema VaciVida. As vacinas vencidas foram aplicadas, mas a princípio Rio Claro está fora da lista. A Fundação Municipal de Saúde irá se manifestar a respeito.


Rio Claro está entre as 160 cidades em 23 estados que aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19 na população, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde. Os microdados de vacinação compilados pela pasta apontam que 1.254 pessoas foram inoculadas com doses de lotes do imunizante da Oxford/AstraZeneca cuja data de expiração já tinha passado.

Você pode conferir a tabela completa de cidades na matéria divulgada pela Folha clicando AQUI.

O problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. São grupos de imunizantes cuja data de validade, de seis meses, já expirou.

Mas afinal, o que acontece se você tomar uma vacina vencida?

“Quando a vacina é aplicada fora do prazo de validade, é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida”, explica Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

A preocupação, conforme explica o especialista, é que a pessoa fique desprotegida. “Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios”.

“Até agora, tanto contra a covid-19 como em outras vacinas, não observamos efeitos negativos em fazer a imunização correta depois do recebimento de uma dose vencida”, esclarece Cunha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui