Após o aniversário de Rio Claro a tarifa de água terá aumento de quase 15% no município. Solicitado pelo governo Gustavo Perissinotto, o reajuste no valor cobrado pela tarifa de água e esgoto entra em vigor a partir de julho, uma semana após os 194 anos de Rio Claro. A cobrança com os novos valores chegará ao contribuinte nas faturas emitidas a partir de agosto.
Aprovado no início do mês pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento (Ares-PCJ) e pelo Conselho Municipal de Regulação e Controle Social dos Serviços de Saneamento, o reajuste de 14,80% que passa a vigorar em meio a crise econômica provocada pela pandemia, está fixado em um patamar bem acima dos índices oficiais de inflação, como o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo e o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor.
Além do aumento no valor da tarifa cobrada pelo consumo mensal de água, os serviços prestados pelo DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgoto, como vistoria técnica, suspensão e religação de água, também tiveram um reajuste de 6,76%.
Com esse aumento, o contribuinte que solicitar, por exemplo, uma ligação de água e esgoto em seu imóvel pagará aproximadamente R$ 2.100,00 pela execução do serviço. Veja a tabela abaixo.
Para justificar o aumento muito acima da inflação o superintendente do DAAE, Osmar da Silva Junior, alega que o último reajuste ocorreu há dois anos, o que, segundo ele, teria acarretado um “gigantesco desequilíbrio econômico-financeiro” na autarquia, responsável pelo fornecimento de água tratada à população.
“Os reajustes não visam lucro, apenas garantir equilíbrio nos cofres da autarquia para que o DAAE continue oferecendo serviço de qualidade à população”, afirma o superintendente.
Confira a íntegra da resolução da Ares-PCJ, que atendeu a solicitação do governo Gustavo Perissinotto e definiu o reajuste na tarifa de água em Rio Claro – clique AQUI.