Cada signo reflete uma de três energias: cardinal, fixo e mutável. Esses atributos dizem respeito à atitude que os signos tem em relação ao mundo exterior. Então, baseando-se nas estações do ano e os períodos delas no hemisfério norte — afinal, é lá o berço da astrologia –, mostraremos os signos através dessas três qualidades citadas e como isso influencia na forma de viver.
No hemisfério norte, as estações do ano ocorrem nas seguintes datas:
- Inverno: 22 de dezembro a 20 de março;
- Primavera: 20 de março a 21 de junho;
- Verão: 21 de junho a 23 de setembro;
- Outono: 22/23 de setembro a 22 de dezembro.
Entender a relação dos signos com as estações nos ajuda a aprofundar o conhecimento que temos de nós mesmos e a enxergar a origem de algumas características do zodíaco com mais clareza.
Os signos e as estações do ano
Signos cardinais
Áries (primavera), Câncer (verão), Libra (outono) e Capricórnio (inverno). Estes signos tem o papel de iniciar as estações e com isso tendem a ter características de liderança, mas também são pessoas inseguras e indecisas. Costumam ter pensamentos pioneiros e inovadores e uma iniciativa muito grande na hora de começar projetos.
É uma energia voltada para começos, mas não detém a estabilidade para se manterem por muito tempo. Precisam sempre de novidade.
Signos fixos
Touro (primavera), Leão (verão), Escorpião (outono) e Aquário (inverno) são signos que têm morada no meio das estações. Assim como o nome entrega, a estabilidade é uma de suas principais características.
Também devido a isso, demonstram traços de teimosia e resistem a mudanças, mas acima de tudo são organizados e procuram se planejar sempre que possível. Apesar de não gostarem muito de incertezas, sempre estão preparados para lidar com situações adversas.
Signos Mutáveis
Gêmeos (primavera), Virgem (verão), Sagitário (outono) e Peixes (inverno), estão sempre na reta final das estações. Ou seja, é aquele momento em que as características marcantes daquela estação começam a se dissipar e se entrelaçar com as da estação que está por vir. Tudo isso para dizer que esses signos são, como o nome bem diz, bem instáveis.
Isso se traduz em mudanças de opinião constante, facilidade de adaptação a diversas situações e muito jogo de cintura. São signos que anseiam por mudanças e as recebem de braços abertos.
E essa é a relação dos signos com as estações do ano! Lembre-se que saber a energia do seu signo é super importante para aprender a lidar com o mundo exterior e entender suas qualidades de maneira mais clara.