A Vigilância Sanitária de Rio Claro em parceria com a Guarda Civil Municipal realizou no fim de semana ações de fiscalização do cumprimento das regras de flexibilização da quarentena. Ao todo foram 17 estabelecimentos comerciais fiscalizados e dois foram fechados por estarem em desacordo com as regras. As ações foram realizadas com apoio da Polícia Militar.
“Houve ainda uma denúncia de festa irregular que estaria sendo programada, porém ao chegarmos no local nada foi constatado”, observa Agnaldo Pedro da Silva, chefe de divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.
Acompanhe o maior e melhor noticiário de Rio Claro clicando AQUI.
A Vigilância realiza também fiscalização em seu trabalho de rotina, além de verificar denúncias que chegam por meio da ouvidoria municipal. O serviço não faz contato telefônico pedindo informações à comunidade ou aplicando questionários.
Vigilância Sanitária
Vigilância Sanitária é o “conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde.
Foi criado através do Decreto nº 26.048 de 15 de outubro de 1986, com o objetivo de “planejar, coordenar, supervisionar, realizar estudos e propor normas e programas”.