A Virada SP Online tem show de Alceu Valença e outras atrações neste sábado (6). O evento oferece 22 atrações virtuais e gratuitas com apresentações a partir do meio-dia. O destaque é o show do cantor Alceu Valença em apresentação única para o evento.
Diferentes estilos musicais, teatro, dança, performances, curiosidades locais e turísticas de São Luiz de Paraitinga fazem parte da programação. A Virada SP Online é uma iniciativa do governo de São Paulo com gestão e produção da ONG Amigos da Arte. A transmissão ocorre gratuitamente durante 12 horas ininterruptas, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo.
Alceu Valença apresenta o melhor de seu repertório em versões de voz e violão. O espetáculo, gravado no Teatro Sérgio Cardoso, é inspirado na série de álbuns acústicos lançados pelo cantor ao longo de 2021. No palco, o artista confere novos timbres a sucessos como Belle de Jour, Anunciação, Tropicana, Táxi Lunar e Coração Bobo. Recria joias diversas de seu repertório – Marim dos Caetés, Ladeiras e Papagaio do Futuro.
No repertório também estão músicas inéditas de sua autoria: Era Verão, Saudade, Sem Pensar no Amanhã. Assim como nos álbuns, o show traça o que Alceu chama de “roteiro cinematográfico”, onde o artista trafega pelo solo sempre fértil de suas criações. Como não há vírus capaz de deter a poesia, as canções se entrelaçam numa viagem conceitual e geográfica através da música e da identidade de Alceu Valença.
O cantor Jota.pê também faz show especial com suas canções, influenciadas em vertentes que vão de Jorge Ben a Caetano Veloso, passando pelo manguebeat de Chico Science. No set list, estão composições como Preta Rainha, Uns Cafuné a Domicílio e Conte Comigo. Também gravado no Teatro Sérgio Cardoso, os shows Tudo comandado pelo apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho.
Na programação também estão intervenções artísticas do município de São Luiz do Paraitinga. Serão transmitidos conteúdos de destaque do cenário cultural da região como: Mestre Lumumba e banda com a apresentação Canções Congadeiras; o show do cantor Camilo Frade; da banda Sianinhas, composta por mulheres que celebram músicas carnavalescas; do grupo Céu de Lamparina, com canções do tradicional Festival de Música Junina; as marchinhas de São Luiz do Paraitinga do 36º Festival de Marchinhas, e a big band Grande Banda do Sertão.
A Amigos da Arte também produziu o Rolando Prosa – quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular da cidade. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.
Para o secretário estadual de Cultura, Sérgio Sá Leitão, a Virada SP Online é “uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade. O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do estado”.
Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, destaca que “a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais”. De acordo com ela, a transmissão online e gratuita “amplia a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”.
A diretora de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga, Luciana Machado, observou que o município “é uma estância turística que tem na cultura material e imaterial seus maiores atrativos” e participar da Virada SP Online é “uma excelente oportunidade de dar maior visibilidade à produção cultural local e mostrar alguns locais bem especiais da cidade.
Serviço: #ViradaSP Online – São Luiz do Paraitinga
12h00 – Início da transmissão
12h10 – Paranga
13h30 – Céu de Lamparina
14h30 – Grande Banda do Sertão
15h00 – Jota.Pê
16h20 – Mestre Lumumba e Banda
17h20 – Alceu Valença
18h40 – 36º Festival de Marchinhas
19h10 – Camilo Frade
20h00 – Erik Escobar
21h10 – Rolando Prosa, com Rolando Boldrin
21h20 – Estrambelhados
22h20 – Sopro Caipira
23h30 – Sianinhas
Plataforma: www.culturaemcasa.com.br