A ViradaSP Online tem shows de Zeca Baleiro e Lia Sophia neste sábado (18). A #ViradaSP Online21 é uma maratona de música, artes cênicas e cultura urbana. Outro destaque do evento é o quadro especial Rolando Prosa, capitaneado por Rolando Boldrin.
Já consagrada no calendário cultural, a #ViradaSP Online 2021 é transmitida, gratuitamente, durante 12 horas seguidas, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android.
O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura. Os shows de Zeca Baleiro e Lia Sophia foram gravados no Teatro Sérgio Cardoso especialmente para o evento. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho.
Justamente por ser uma ação que valoriza os aspectos culturais e curiosidades regionais, a Amigos da Arte produziu o Rolando Prosa – quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular de cada cidade do estado de São Paulo. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.
Esta edição da #ViradaSP Online 2021 acontece em parceria com Bertioga. O município foi selecionado a partir de chamada pública do programa #JuntospelaCultura, realizada este ano. Diferentes linguagens artísticas compõem as atrações locais.
Entre elas, a Orquestra Geek, apresenta Cordas da Cultura; o espetáculo musical Ô de Casa, com o Grupo Alma de Maré; o espetáculo Tempo de Histórias, com Luísa Helene, Robson Alexandre, Eriko Miranada (percussão) e Solange Oliveira (voz e violão); o documentário Cultura Afro, abordando a amplitude de conhecimento cultural e artístico das religiões de matriz Africana; a Associação Cultural Quintal Aroeira apresenta a contação Histórias no Quintal, contos para diferentes setênios; Saladinha de Histórias, com Giralua Teatro; e o projeto Semeando Capoeira Angola no Meio Ambiente da Escola de Capoeira Angola Raiz Negra; e a Cia Teatral Armageddon com o espetáculo O Ano que tudo Começou; e o show do cantor Tom Vieira. Além de valorizar os aspectos culturais de cada município, a #ViradaSP Online 2021 apresenta peculiaridades e pontos turísticos das cidades.
Bertioga se soma a outros 19 municípios de São Paulo que tiveram suas propostas culturais selecionadas e que integram a #ViradaSP Online 2021. Todas as cidades foram condecoradas pelo governo estadual paulista com o título de capitais culturais de São Paulo pela qualidade no cenário artístico e o estímulo dado ao setor pelas prefeituras.
Serviço – #ViradaSP Online – Bertioga – 18 de setembro de 2021
- 12h20 – Saladinha de histórias, com Grupo Giralua
- 12h50 – Associação Cultural Quintal Aroeira apresenta: histórias no quintal, contos para diferentes setênios, com Rosângela Pereira e Floresta
- 14h00 – Ô de casa, com Grupo Alma de Maré
- 14h50 – Tempo de histórias, com Luísa Helene, Robson Alexandre, Eriko Miranada e Solange Oliveira
- 16h00 – Lia Sophia
- 18h00 – Rolando Boldrin, com Rolando Prosa
- 18h20 – O ano que tudo começou, com Cia Teatral Armageddon
- 19h40 – Documentário Cultura Afro Brasileira
- 20h20 – Zeca Baleiro
- 21h40 – Escola de Capoeira Angola Raiz Negra – projeto Semeando Capoeira Angola no Meio Ambiente
- 22h10 – Tom Vieira
- 23h15 – Orquestra Geek – Cordas da Cultura
Plataforma: www.culturaemcasa.com.br