Laerte Késsimos encena a peça “Ser José Leonilson”

Domingo tem apresentação no Teatro #EmCasaComSesc. O ator Laerte Késsimos encena a peça “Ser José Leonilson”, às 19h, com transmissão ao vivo.

0

Hoje é o último dia e apresentação na programação semanal do projeto #EmCasaComSesc. Ao longo da semana o público pode conferir apresentações de dança, música e teatro, de graça, sem sair de casa. O fim de semana termina neste domingo (6) quando Laerte Késsimos encena a peça “Ser José Leonilson”, idealizada e interpretada por ele. O espetáculo será realizado a partir das 19 horas com transmissão ao vivo pelo Instagram e YouTube do Sesc.

A peça “Ser José Leonilson” é dirigida por Aura Cunha e conta com dramaturgia de Leonardo Moreira, música original de Marcelo Pellegrini, cenário de Marisa Bentivegna e iluminação de Aline Santini. No ano passado o trabalho ganhou linguagem audiovisual para ser viabilizado em formato online.

O espetáculo será transmitido diretamente de São Paulo para o Teatro #EmCasaComSesc. O trabalho é uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico cearense José Leonilson Bezerra Dias (1957-1993) e a biografia de Laerte.

O monólogo que mistura artes visuais, projeções em vídeo, gravações originais do artista cearense e depoimentos de Laerte sobre sua própria biografia, com relatos sobre sua relação com o pai, com a mãe e sua carreira artística.

Laerte Késsimos encena a peça “Ser José Leonilson”
Laerte Késsimos encena a peça “Ser José Leonilson”. (Foto: Reprodução/Internet)

O espetáculo foi elaborado a partir dos depoimentos do artista plástico brasileiro e registros sonoros feitos pelo próprio Laerte. O tecido que é alinhavado em cena une as inquietações dos dois artistas: a feitura artística como um autorretrato, a casa de infância como um ambiente de domesticação, a sexualidade como campo de batalha, as pontes amorosas como uma travessia e a doença como uma reconciliação com nossa finitude.

Aproximando-se de forma direta da obra de Leonilson, o próprio processo de investigação de Laerte, os vestígios da criação, os áudios que dão dimensão histórica ao cotidiano criativo são, eles próprios, a obra. Um bordado em que frente e verso são compartilhados publicamente – suas amarras, cortes, sobras de linha, correções, imperfeições, pontos e nós. A peça mescla as duas vidas: da mesma forma que o ator relata a trajetória de Leonilson, ele fala da sua própria vivência.

A série #EmCasaComSesc começou ano passado e prossegue neste ano com apresentações semanais de música, dança, teatro e programação infantil, sempre de terça a domingo. A agenda desta semana teve apresentação da live “Malungos” do músico Allan Abbadia, da peça “Como se Fosse” do Grupo Matula Teatro, do espetáculo de dança “Dos Olhares Nasce o Grito” do Núcleo Iêê, do show “Chegamos Sozinhos em Casa” do trio Tuyo, do espetáculo “Casasa” da Cia. Kawa, e do show “Dos Santos” da cantora Fabiana Cozza. Agora, a programação será encerrada com o monólogo de Laerte Késsimos que encena a peça “Ser José Leonilson”.

Se você quiser curtir essas e outras apresentações é so revisitar o acervo do Sesc que está disponível no perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo) e no canal do YouTube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp). Basta acessar e curtir os shows e espetáculos de graça sem sair de casa.

Música #EmCasaComSesc: Show “Dos Santos” de Fabiana Cozza

Crianças #EmCasaComSesc: Espetáculo “Casasa” da Cia. Kawa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui