O governo do estado prorroga a Fase de Transição até 15 de julho. Essa etapa do plano de flexibilização terminaria em 30 de junho. O governador João Doria anunciou a extensão do prazo em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23). De acordo com o governo de São Paulo, as regras e os horários de funcionamento atualmente em vigor serão mantidos inalterados.
As atividades comerciais podem funcionar das 6 às 21 horas com limite de 40% da capacidade ocupação. O toque de recolher será mantido das 21 horas às 5 horas, bem como o escalonamento do transporte e adoção de teletrabalho. escalonamento transporte. “Nossa intenção é preservar vidas e ao mesmo tempo termos uma retomada econômica segura e responsável”, pontuou Doria.
A decisão de prorrogar a fase de transição é pautada nos números da pandemia do novo coronavírus (Covid=19). Ainda há grande incidência de casos com aumento de novos registros, o que demanda cautela e necessidade de manter as restrições. “O papel de cada um é continuar usando máscaras, não seguir os maus exemplos e fazer a nossa parte para que a curva de contágio desacelere e possamos dar o próximo passo na retomada segura da economia”, destacou a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, na coletiva que anunciou que o governo do estado prorroga a Fase de Transição até 15 de julho.
A expetativa é de que a ampliação do número de pessoas vacinadas possa diminuir o avanço da doença. Conforme o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, mais da metade da população paulista com mais de 18 anos já foi imunizada com a primeira dose da vacina, o que representa mais de quatro milhões de pessoas. A meta do governo de São Paulo é atingir 100% de vacinação das pessoas acima de 18 anos até o final de setembro.