Nesse artigo iremos conhecer um pouco do método Pilates e seus benefícios para a terceira idade. Segundo o IBGE, existem cerca de 23,5 milhões de brasileiros nessa faixa etãria e estipula-se que em 2026, o Brasil será o sexto país com mais idosos no mundo.
A terceira idade começa a partir dos 60 anos e caracteriza-se por mudanças físicas e orgânicas do ser humano, alterando suas funções e trazendo mudanças nos seus comportamentos.
No processo de envelhecimento é normal perdermos massa muscular e com isso reduzir a nossa força, o que diminui o equilíbrio. Ao mesmo tempo adotamos uma postura cifótica (padrão “corcunda”), fazendo com que nosso corpo seja deslocado para frente. Isso modifica nosso centro de gravidade e consequentemente nos deixa propensos a desequilíbrio e quedas.
Por isso é fundamental que o idoso pratique exercícios que o auxiliem e minimizem esses riscos, devolvendo e/ou mantendo uma qualidade de vida independente e saudável, pois é essencial ao idoso continuar se exercitando na terceira idade. Isso porque, além do que foi citado acima, a falta de cuidados e prevenção pode trazer dores, insônia, sem falar dos acometimentos neurológicos, como o Alzheimer, o Parkinson, derrames cerebrais, etc.
O tempo provoca mudanças no metabolismo e essas mudanças não são apenas biológicas, físicas, mas são também mentais e emocionais. É difícil manter o mesmo ritmo de vida quando seu corpo já não o acompanha na mesma velocidade.
O Pilates é um método criado por Joseph Pilates que tem por objetivo realizar movimentos de alongamento que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução.
O Método é uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.
Por trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, o Pilates através de seus movimentos suaves e contínuos, melhora a concentração, o fortalecimento e estabiliza os músculos centrais do corpo.
Além disso, o Método atua na postura, alongando e tonificando os músculos sem exageros.
Os movimentos do Pilates podem ser realizados tanto para garantir o condicionamento físico de uma pessoa saudável quanto para reabilitar os indivíduos que possuem algum tipo de lesão.
Desta forma, o Pilates garante diversos benefícios para as pessoas que se encontram na terceira idade, pois além de fortalecer, ele também auxilia para a reabilitação das patologias que tendem acometer o corpo nessa fase.
Benefícios do Pilates na Terceira Idade
Fortalecimento;
Consciência corporal;
Equilíbrio;
Mobilidade;
Alongamento;
Respiração;
Concentração.
Praticar Pilates na terceira idade é essencial para envelhecer com saúde pois o método proporciona diversos benefícios que melhoram (e muito) a vida dos praticantes.
Sendo assim, não perca mais tempo, marque já uma avaliação gratuita e veja as mudanças acontecerem. Não espere ter algum problema para se cuidar, lembre-se que a prevenção é o melhor caminho sempre.
Jéssica Poletti
Instagram
Crefito-3/ 220152-F
Rua 1, número 1531 – Centro
Studio Personal Renata Machado