A prefeitura de Rio Claro começa na segunda-feira (26) os agendamentos de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecida neste segundo semestre. São aulas gratuitas para pessoas a partir de 15 anos que querem concluir o ensino da primeira à oitava séries.
Devido à pandemia da Covid-19, o primeiro passo para o agendamento será por atendimento telefônico, pelas linhas 3522-1966 ou 3522-2919. Por esses dois números serão fornecidas as orientações para as demais etapas da matrícula.
A Secretaria Municipal da Educação está abrindo turmas de EJA da primeira à oitava séries nas escolas municipais Armando Grisi (Avenida 56, 2540, Jardim paulista 2), Caic (Avenida 18-BR, 401, Jardim Brasília) e Sylvio de Araújo (Rua 9-A, 2486, Jardim São Miguel).
De primeira à quarta séries, a rede municipal de ensino tem vagas nas escolas Sérgio Hernani Fittipaldi (Avenida M-53, 2513, Jardim das Flores) e Victorino Machado (Avenida M-27, 1132, Parque das Indústrias).
Já a EJA da quinta à oitava séries está sendo oferecida na escola Marcello Schmidt (Avenida 25, 148, Cidade Jardim).
No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 52,6% da população acima de 25 anos não tem a educação básica completa.
Desse número, 33,1% das pessoas não terminaram o ensino fundamental.
Por essas e outras razões, a EJA surge como uma possibilidade de reduzir esse índice e promover o acesso à educação.
Gostou da ideia e quer saber mais?
Continue acompanhando o artigo até o final e confira todas as informações e dicas que separamos para você!
O que é EJA?
EJA é a sigla de Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada.
A EJA é popularmente conhecida como supletivo.
Quais os objetivos da EJA?
A EJA foi instituída pelo Governo Federal com o principal objetivo promover a inclusão social e o acesso de jovens e adultos à educação.
No entanto, outras finalidades também são alcançadas, como a flexibilidade e a economia de tempo e dinheiro dos estudantes, além da inclusão digital pelo uso da tecnologia na educação.