A sexta edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circo segue com espetáculos virtuais gratuitos. Neste domingo (29), o Coletivo Prot{agô}nistas traz movimento negro para o picadeiro. A trupe celebra a pele negra, em toda a sua diversidade, em “Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro”.
Transmitido diretamente do Sesc Guarulhos, às 19 horas, o espetáculo traz mais de duas dezenas de artistas em cena, revezando-se em números de humor, dança, música, acrobacias e malabarismos. Com direção de Ricardo Rodrigues, o espetáculo circense reúne elenco formado por artistas negros da dança, da música e do circo.
“É uma maneira de pôr em foco cada intérprete, com seus atributos e individualidades. ‘Prot{agô}nistas’ vem no plural porque cada artista tem seu momento de estrelar, de protagonismo. Isso era uma premissa nossa, para contornar a falta de espaço que se dá a pessoas pretas”, explica o diretor Ricardo Rodrigues.
Já “agô”, palavra iorubá destacada entre chaves no título, é um pedido de passagem, uma abertura de caminhos no palco para essa narrativa. As cenas exploram problemas sociais, como a violência policial ou a solidão do negro, mas também exaltam a diversidade e os festejos dessas culturas.
Os bastidores dessa criação foram registrados no documentário “Estar Vivo É Nossa Maior Resistência”, que também integra a programação do festival.
O espetáculo deste domingo (29) integra a programação do projeto #EmCasaComSesc que desde o ano passado promove apresentações semanais de música, teatro, dança e eventos infantis. Os shows e espetáculos acontece sempre de terça a domingo, às 19 horas com exceção da programação infantil que é transmitida aos sábados, às 15 horas.
Na programação desta semana teve apresentação do trio Caixa Cubo, encenação da peça “A Padaria” da Brava Companhia, solo de dança “SlowSoul” de Allysson Amaral, show “Renegado Samba Groove” do rapper Renegado, o divertido espetáculo “A Caravana do Tempo” do coletivo Unidos do Swing e o movimento dos acrobatas da Cia LaMala em “Bloom – Caminhos e Encontros”.
Agora, o coletivo Prot{agô}nistas traz o movimento negro para o picadeiro. E tem mais espetáculo circense na segunda (30), às 19 horas, com a Cia LaMínima que revisita esquetes clássicos da palhaçaria com “Circo Charanga”. As atrações gratuitas e online do Festival Internacional Sesc de Circo podem ser vistas em circos.sescsp.org.br.
Para assistir os eventos do #EmCasaComSesc, tanto ao vivo quanto disponíveis no acervo, basta acessar o perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo) e o canal do YouTube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp). O acesso é gratuito.