Na tarde desse domingo (26), a Polícia Militar Ambiental de Rio Claro (SP) resgatou 11 aves silvestres em uma residência localizada no Jardim Inocoop que estavam mantidas em cativeiro irregularmente, sendo elas 5 Canários da Terra (Sicalis flaveola), 3 Bigodinhos (Sporophila lineola), 2 Trinca Ferros (Saltator similis) e 1 Coleirinho (Sporophila caerulescens).
Os pássaros não possuíam anilha ou outro tipo de identificação. As aves estavam em gaiolas individuais, com água e comida e não apresentavam ferimentos ou sinais de maus tratos.
Foi elaborado um auto de infração ambiental em desfavor do proprietário no valor de R$ 5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais), com base no Artigo 25, par. 3°, inc. III da Resolução SIMA 05/21.
Matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.
Artigo 25
As aves foram soltas em área de mata próximo ao Rio Corumbatai, pois ainda apresentavam estado bravio e também características de serem recém capturadas. As gaiolas foram destruídas e descartadas em local apropriado.
Como comprar pássaros silvestres legalmente?
Nunca se esqueça de que é considerada uma prática criminosa quem compra ou comercializa os animais de forma ilícita. Ao buscar um local para comprar a sua ave, siga algumas instruções:
- Toda ave que tem a sua venda dentro da lei possui uma anilha em uma das patas;
- Assegure-se de que a nota fiscal da compra contenha todos os dados da loja ou criadouro, inclusive o CNPJ;
- Faça o requerimento do Certificado de Registro da ave, que é de grande importância. Ele é emitido pelos órgãos competentes e comprova a legalidade da sua compra;
- Caso queira mais informações sobre o lugar da compra, ligue na Linha Verde do IBAMA: 0800-618080.