O governo de São Paulo anunciou a ampliação do atendimento das doses de reforço da vacina contra a Covid-19. Os trabalhadores da saúde vão tomar a 3ª dose a partir de segunda-feira, dia 4 de outubro. O anúncio foi feito pelo governador João Doria em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29). “É uma medida importante para reforçar ainda mais a imunidade de quem está na linha de frente no enfrentamento à doença”, afirmou Doria.
A expectativa é atende cerca de um milhão de pessoas desse grupo que atuam em unidades públicas e privadas de saúde. A terceira dose será aplicada em quem já tomou duas doses da vacina contra a Covid-19, sendo necessário intervalo de seis meses após a aplicação da segunda dose.
“Vamos disponibilizar um milhão de doses para atender os trabalhadores da saúde que tomaram a segunda dose da vacina entre fevereiro e março”, informou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, ao anunciar que os trabalhadores da saúde vão tomar a 3ª dose a partir de segunda (4).
Vale lembrar que atualmente as doses de reforço estão disponíveis apenas para a população idosa e adultos imunossuprimidos. A vacinação desse público está sendo feita de forma escalonada por faixas etárias começando pelos mais velhos. Em Rio Claro, no momento, a dose de reforço está sendo aplicada em idosos a partir de 69 anos de idade.
Para tomar a terceira dose, os idosos devem respeitar intervalo de seis após a aplicação da segunda dose. Esse intervalo é de 28 dias para os adultos com imunossupressão. De acordo com o governo de São Paulo, “todos os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta iniciativa”.