Vila Alemã e Vila Nova recebem mutirão contra a dengue neste sábado

Agentes percorrerão os bairros das 7 às 13 horas para vistoriar residências e orientar a comunidade.

0

Rio Claro realiza neste sábado (14) mutirão contra a dengue nos bairros Vila Alemã e Vila Nova. Das 7 às 13 horas, os agentes da Fundação Municipal de Saúde vão percorrer os bairros. A ação visa evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti que, além da dengue, transmite zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Durante o mutirão, os agentes vão remover potenciais criadouros. Para isso, vão recolher objetos que podem acumular água parada, onde o mosquito transmissor da dengue se reproduz. Além disso, o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses inclui orientação à comunidade e vistorias nas residências.

As ações de combate ao Aedes foram intensificadas no município. Assim, ao longo da semana as equipes fazem visitas casa a casa e nebulização nos bairros. A Fundação de Saúde reforça que é fundamental que a comunidade faça a sua parte e descarte corretamente os materiais. Dessa forma, impede o acúmulo de água e ajuda na prevenção à doença.

De acordo com o boletim desta semana, Rio Claro tem neste ano 210 casos confirmados de dengue. O município não tem casos de chikungunya, zika vírus e febre amarela. Porém, a cidade está em alerta para a dengue com risco de aumento de casos. Por isso, a comunidade deve ficar atenta.

No mês passado, a Fundação de Saúde concluiu a análise trimestral que mostra a densidade larvária do Aedes no município. O resultado foi de 3,83, que mantém a cidade em situação de alerta para a dengue, conforme classificação da Organização Mundial de Saúde. O levantamento anterior, realizado em janeiro, foi de 3,66. Assim sendo, todos podem e devem ajudar para diminuir o índice de larvas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui