Rio Claro registra 210 casos de dengue neste ano

Não há registros de chikungunya, zika vírus e febre amarela.

0

Rio Claro tem 210 casos de dengue neste ano, conforme boletim divulgado nesta quinta-feira (12) pela Fundação Municipal de Saúde. Nesta semana houve confirmação de 31 novos casos. O município não tem casos neste ano de chikungunya, zika vírus e febre amarela, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Para evitar aumento no número de casos de dengue, ações preventivas estão sendo intensificadas. O Centro de Controle de Zoonoses tem atuação permanente em trabalho que inclui visitas casa a casa, vistorias em pontos estratégicos, nebulização e palestras informativas.

A participação da comunidade é fundamental no combate ao Aedes, já que o mosquito se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, além de descartar corretamente os materiais.

Índice larvário alerta para casos de dengue

No mês passado, a Fundação de Saúde concluiu a análise trimestral que aponta densidade larvária do Aedes aegypti no município. O resultado foi de 3,83, que mantém o município em situação de alerta para a dengue, conforme classificação da Organização Mundial de Saúde. O levantamento anterior, realizado em janeiro, foi de 3,66.

Para a análise de densidade larvária os agentes do CCZ vistoriaram 2.504 residências, coletando amostras de larvas. O trabalho ocorreu de 4 a 11 de abril. “Das 138 amostras coletadas, apenas 10 não se tratavam de larvas do Aedes”, observa Valdirene.

Anualmente, nos meses de abril e maio os casos de dengue tendem a subir, no entanto, com a densidade larvária alta, é possível que nos meses seguintes o número de casos registrados continue crescendo. “Isso reforça a importância das pessoas eliminarem os criadouros em sua residência, que é a melhor maneira de impedir o crescimento dos casos”, pontua Pedro Buzzá, chefe do CCZ.

Ou seja, é preciso eliminar os criadouros do Aedes e a participação da comunidade é fundamental para o trabalho ter o resultado esperado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui