Mais de 11 mil podem ter água cortada pelo DAAE em Rio Claro

De acordo com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto, as notificações sobre situação de corte estão sendo emitidas nas faturas de água e esgoto há mais de 90 dias para os consumidores com algum débito com a autarquia.

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A partir de quarta-feira (3), o DAAE retoma o corte de água em Rio Claro. Mais de 11 mil ligações podem ser cortadas nos imóveis com três contas em atraso, adverte a autarquia que em julho aumentou em quase 15% o preço da tarifa de água e esgoto no município.

O corte no fornecimento de água estava paralisado desde março de 2020 para que os consumidores pudessem se adaptar à pandemia, porém, as leituras dos hidrômetros e a emissão das contas continuaram sendo feitas normalmente.

Segundo o superintendente do DAAE, Osmar da Silva Junior, as contas em atraso representam inadimplência de cerca de R$ 2,4 milhões. “O objetivo não é causar transtornos para ninguém. Não vamos fazer cortes de água em toda a cidade em um dia, mas é fundamental que os consumidores estejam com as contas em dia para evitar a interrupção no fornecimento de água por inadimplência” – ressalta.

Refis 2021

Além dos consumidores ficarem atentos às faturas e conferirem se há algum débito, é importante que os usuários atualizem o cadastro, que pode ser feito pelo site da autarquia, no endereço: www.daaerioclaro.sp.gov.br.

Foi aprovada na última sessão da Câmara Municipal, emenda da lei do Refis do DAAE – iniciativa conjunta dos vereadores Serginho Carnevale, Val Demarchi e Hernani Leonhardt – autorizando a autarquia a também parcelar as contas dos consumidores de 2021 dentro do Programa de Pagamento Incentivado (PID).

Atendimento e valores

O atendimento presencial no DAAE é das 8 às 16 horas e está sendo feito somente através de agendamento telefônico, pela linha 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias e atende chamadas de telefones fixos e celulares. A sede da autarquia fica na Avenida 8-A, 360, no bairro Cidade Nova.

Os serviços de corte e religação de água tanto nos hidrômetros como nas calçadas (quando não é possível ter acesso ao hidrômetro) são cobrados dos proprietários dos imóveis. Nos hidrômetros, os valores são R$ 27,14 cada, totalizando R$ 54,28. Já os serviços nas calçadas são R$ 32,58 cada, totalizando R$ 65,16.

O Daae ressalta ainda que, de acordo com a lei complementar número 20, de 20 de abril de 2007, realizar a manutenção e conservação da calçada em frente à residência é obrigação do proprietário do imóvel. Portanto, a autarquia não realiza qualquer reparo na calçada após o serviço de corte e religação de água.

Ainda, o DAAE não realiza cortes de água por inadimplência do meio-dia das sextas-feiras até às 8h das segundas-feiras subsequentes. Também não faz o corte em vésperas de feriados nacionais, estaduais e municipais.

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