Rio Claro inicia a última semana de janeiro com mais de 4 mil casos de Covid acumulados desde o início do mês, o que corresponde a uma média diária de 182 pessoas com diagnóstico positivo para a doença.
O número de pessoas diagnosticadas com Covid nas três primeiras semanas deste ano em Rio Claro, já é maior do que a soma dos três primeiros meses de 2021 – janeiro (476), fevereiro (991) e março (2.038).
Detonada pelo avanço desenfreado da variante Ômicron, a explosão de novos casos atingiu a marca de 4.019 registros no sábado (22), quando foram confirmados mais 77 testes positivados. Na sexta-feira (21), a Fundação Municipal de Saúde havia apontado 405 novos casos e a morte de uma idosa, elevando para 586 o total de óbitos no município devido a pandemia.
Há uma semana, conforme apontou o RC 8:32, janeiro já havia se consolidado como mês mais contagioso da pandemia em Rio Claro, com uma média diária de 160 novos casos. De lá para cá, a média cresceu para 182 testes confirmados por dia.
Em 3 de janeiro, primeiro dia útil de 2022, a ocupação de leitos covid em Rio Claro era de 11%, com dez pessoas hospitalizadas. Passados 20 dias desde então, a ocupação de leitos subiu para 66%, com 44 pacientes internados em enfermaria e 20 em UTI.
Apesar da explosão de casos de Covid, os índices de letalidade da doença caíram drasticamente graças ao avanço da vacinação, que agora inclui crianças e adolescentes que, além da vacina da Pfizer, também podem ser vacinadas com a Coronavac.