A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou a realização do XLI Troféu Brasil de Atletismo. Assim, a principal competição interclubes da América Latina vai ocorrer de 22 a 25 de junho no Rio de Janeiro. Portanto, os atletas vão realizar as provas no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão.
Desse modo, os clubes interessados devem fazer as inscrições dos atletas. O procedimento ocorre via online pelo Sistema Extranet da CBAt no período de 9 a 13 de junho.
Aliás, a competição é a última oportunidade de os atletas buscarem índices para a disputa do Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon. O campeonato acontece de 15 a 24 de julho na cidade de Eugene, nos Estados Unidos. Então, os competidores disputam uma vaga no evento.
Afinal, faz tempo que o Rio de Janeiro não sedia o Troféu Brasil de Atletismo. A cidade recebeu a competição pela última vez em 2009. De fato, o evento contou com cerca de 700 atletas.
A mesma edição teve provas do decatlo, heptatlo e lançamento do martelo em Bragança Paulista (SP). Assim como agora, o Engenhão abrigou os torneios de atletismo dos Jogos Pan-Americanos de 2007, bem como dos Jogos Olímpicos de 2016.
Lançamento do martelo abre o Troféu Brasil de Atletismo
A abertura do Troféu Brasil vai ser no dia 22 de junho, às 8h30. Assim sendo, a competição começa com o lançamento do martelo feminino. Ou seja, a prova de qualificação do grupo A. A prova está marcada para a pista de aquecimento do estádio.
Por fim, o Troféu Brasil de Atletismo termina no dia 25 de junho, às 18h55. Nesse horário, vai ter a final por tempo do revezamento 4x400m masculino.
Na edição de 2021, o Esporte Clube Pinheiros venceu a competição com 409 pontos. Além disso, o clube também conquistou o primeiro lugar no masculino (231 pontos) e no feminino (178).
A Orcampi ficou em segundo lugar, tanto no geral (251 pontos), quanto no masculino (128) e no feminino (123).