Ministério da Saúde lança campanha de combate e prevenção à doença de Chagas

A ideia é chamar a atenção da população a fim de incentivar o combate à doença.

0

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (13) campanha de conscientização sobre a doença de Chagas. A ideia é chamar a atenção da população a fim de incentivar o combate à doença.

A campanha tem como slogan “Chagas Hoje: Quantos Somos e Onde Estamos? O lançamento antecede o Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas, comemorado nesta quinta-feira (14).

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da cerimônia. Conforme ele, o governo vai continuar trabalhando para eliminar a doença no país.

“Essa iniciativa deve servir como um norte para que possamos combater não só a forma congênita de transmissão, mas também as outras formas que temos em relação à essa doença”, comentou Queiroga.

O governo não apenas iniciou a campanha, como também apresentou o boletim epidemiológico. O documento traz dados sobre a incidência da doença no país.

Além disso, o Ministério da Saúde falou sobre as ações para reforçar a vigilância, principalmente nas regiões mais afetadas. Ou seja, em locais com maior número de casos da doença de Chagas.

“Hoje, o Brasil está caminhando para fazer história na eliminação da doença de Chagas congênita”, disse Socorro Gross, da Organização Pan-Americana da Saúde. “Para isso, precisamos saber quantos somos e onde estamos, acrescentou.

Segundo ela, a “doença continua afetando pessoas que tem pouca voz” e, portanto, “temos que procurá-las e dar voz a elas”.

Doença de Chagas mata 4.000 pessoas por ano no Brasil

Embora haja queda nas taxas de mortalidade, a doença de Chagas ainda preocupa. A enfermidade causa milhares de mortes por ano no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, o país registra uma média de 4.000 óbitos por ano. Esse dado tem como base a última década, isto é, no período de 2000 a 2019.

Por isso, em 2020, o governo incluiu a doença de Chagas crônica na lista nacional de doenças e agravos de notificação compulsória. Aliás, a lista já incluía a fase aguda da enfermidade. Agora, tem as duas fases: aguda e crônica.

Prevenção da doença começa em casa

O governo vai veicular a campanha em vários veículos a fim de ampliar o alcance. A população já pode ver a ação na TV, rádio, redes sociais, bem como em outras mídias.

Dessa forma, os brasileiros são orientados a prevenir o barbeiro, transmissor da doença de Chagas. Para o Ministério da Saúde, “a prevenção começa dentro de casa, com formas simples de evitar os criadouros e se proteger”.

Então, a colaboração da comunidade é essencial para eliminar o barbeiro. Desse modo, o número de casos da doença vai diminuir. O Ministério da Saúde estima que o Brasil tem cerca de um milhão de pessoas infectadas pelo Trypanosoma cruzi (T. cruzi), vetor da doença.

A doença de Chagas é transmitida pelo barbeiro.
A doença de Chagas é transmitida pelo barbeiro. (Foto: Agência Brasil)

Atualmente, o Brasil preside a Iniciativa Ibero-Americana “Chagas Congênita – Nenhum Bebê com Chagas”. Assim, o país assumiu o compromisso de eliminar a transmissão vertical da doença de Chagas.

A ação ocorre por meio da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib). A secretaria é um órgão internacional que apoia os 22 países que compõem a comunidade ibero-americana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui