Rio Claro apresentou uma explosão de novos casos de Covid-19 em junho. De acordo com os boletins divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) ao longo do mês, o município somou 2.670 notificações positivas para a doença, o que representa seis vezes mais do que foi registrado em maio (444).
Esse número pode ser ainda maior, uma vez que os casos contabilizados são apenas os confirmados por exames laboratoriais e não levam em consideração os autotestes.
O registro de novos casos a partir dos primeiros sintomas da doença deverá manter a tendência de crescimento pelos próximos dias, já que os eventos comemorativos dos 195 anos do município com maior aglomeração de público aconteceram na última semana de junho.
Além da explosão de novos casos, em junho foram confirmadas 9 mortes por Covid. Nos meses de abril e maio não houve registro de óbitos no município.
Na sexta-feira (01), Rio Claro alcançou a marca de 650 óbitos por Covid-19, com a confirmação da morte de uma idosa no boletim divulgado pela FMS. A prefeitura não informou a idade da mulher ou a data do falecimento.
Segundo a FMS, o índice de ocupação de leitos é de 38%, com 28 pessoas hospitalizadas. Há 18 pacientes em enfermaria e 10 em UTI.
A Fundação Municipal de Saúde recomenda o uso de máscara em locais fechados e com muitas pessoas, como escolas, encontros religiosos e estabelecimentos comerciais. No transporte público e unidades de saúde o uso de máscara continua obrigatório. A higienização adequada das mãos e evitar o contato físico também são importantes medidas preventivas à Covid.