Tarifa de água: aumento em dezembro faz índice acumulado chegar a 43,24%

Solicitado em julho pelo DAAE e definido no último dia 15 em reunião do Conselho de Regulação e Controle Social de Rio Claro, reajuste de 4,56% vinha sendo mantido em sigilo pelo governo municipal.

0

A partir de dezembro, o valor cobrado pela tarifa de água em Rio Claro terá um aumento de 4,56%. Com isso, o índice de reajuste acumulado para os consumidores rio-clarenses nos quatro primeiros anos do governo Gustavo Perissinotto (PSD) chega a 43,24%.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) encaminhou em julho a solicitação de reajuste à Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).

Em 15 de outubro, o índice proposto pela Agência foi aprovado em reunião do Conselho de Regulação e Controle Social (CRCS) do Município de Rio Claro.

Em meio ao rodízio no abastecimento de água que afeta 40% da população, o governo Gustavo decidiu manter a definição do reajuste da tarifa sob sigilo para, no dia seguinte, anunciar a criação de um gabinete de gestão de crise.

Porém, nesta quinta-feira (23) o parecer tarifário nº 32 e a resolução nº 582 de 16 de outubro, que fixam o aumento de 4,56% a vigorar a partir de dezembro, foram disponibilizados pela ARES-PCJ.

O primeiro reajuste aplicado pelo governo Gustavo Perissinotto ao preço da tarifa de água cobrada em Rio Claro foi de 14,80%, em julho de 2021.

Em 2022, o aumento no valor da conta de água cobrada do contribuinte foi ainda maior alcançando o índice de 16,74%, a partir de setembro. No ano passado, o reajuste aplicado em outubro foi de 7,14%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui