Por Léo Mendes
Mais um capítulo da história do dérbi rio-clarense será escrito na noite desta terça-feira (20), a partir das 20 horas, pela quinta rodada do Campeonato Paulista da Série A2 e, ao contrário de sempre, desta vez o clássico será realizado na cidade de Santa Bárbara d’Oeste devido às restrições impostas pelo Ministério Público do estado de São Paulo proibindo jogos antes das 20 horas. Como o estádio Augusto Schmidt Filho do Rio Claro FC sofreu com furtos na fiação dos refletores nós últimos anos, houve a impossibilidade da realização da partida no local.
Tabu em jogo
Ao longo da história, foram 140 jogos oficiais entre os clubes, com 53 vitórias para o Velo Clube, 47 para o Rio Claro e 40 empates, mas atualmente o confronto entre as equipes tem sido marcado pelo gigantesco tabu imposto pelo Azulão ao Rubro Verde, cuja última vitória ocorreu pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1991, quando o Velo derrotou o rival por 2×0. Desde então, o Rio Claro FC, em nove jogos, venceu cinco e houveram outros quatro empates.
Como vem o Rio Claro FC
O Galo Azul não terá nenhum problema de lesão, suspensão ou Covid-19 para a partida desta noite, e isso tem animado o técnico Alberto Félix, que pela primeira vez pode contar com o elenco completo para um jogo. A principal aposta do treinador azulino é no comando de ataque, já que tem os dois artilheiros da Série A2 mais uma vez à sua disposição: Jair, com três gols e Denílson, com dois, comandam as estatísticas de gols da competição. A invencibilidade da equipe, 5ª colocada na tabela de classificação até aqui e a vitória por 4×1 fora sobre o Red Bull na última rodada são outros fatores de confiança para elenco e comissão técnica.
Ouça baixo a entrevista com o técnico Alberto Félix.
Como vem o Velo Clube
O técnico João Vallim aproveitou a pausa de um mês no campeonato para realinhar a equipe, que começou patinando na competição mas mostrou sinais de reação com o empate fora contra o Sertãozinho e a vitória sobre o Audax. Para este jogo, os desfalques são dois: o zagueiro Léo Turbo, que passou por uma cirurgia no maxilar, e o lateral-esquerdo Almir, expulso na última rodada. Em compensação, o treinador do Galo Vermelho tem de volta à sua disposição o lateral-direito Vinícius Pedalada e o atacante Wesley, recuperados de lesão. O zagueiro Wesley Barbosa, contratado durante a pausa, pode fazer sua estreia no clássico.
Ficha Técnica
RIO CLARO x VELO CLUBE
LOCAL: Antônio Lins R. Guimarães, Santa Bárbara d’Oeste (SP).
DATA E HORÁRIO: 20/04/2021, às 20 horas .
ÁRBITRO: Ilbert Estevam da Silva.
RIO CLARO: Rafael Pascoal; Toninho, Roger Thomaz, Roger Bernardo e Acácio; Magno, Bruno Formigoni, Cesinha e Gian; Jair e Denílson. Técnico: Alberto Félix.
VELO CLUBE: Filipe Garça; Vinícius Pedalada, Wesley Barbosa, Lucas Cunha e Ruan Quadros; Kayo, Kadu e Judson; Caio Vieira, Romarinho e Lucas Duni. Técnico: João Vallim.