Bienal de Dança joga capoeira e faz dobradinha de espetáculos

São três apresentações virtuais e gratuitas com início a partir das 19 horas.

0

A programação da da 12ª edição da Bienal Sesc de Dança começou no #EmCasaComSesc. Desde sábado (2) o palco virtual também recebe espetáculos do evento que acontece até 10 de outubro. A agenda da bienal pode ser conferida em bienaldedanca.sescsp.org.br. Neste domingo (3), a Bienal de Dança joga capoeira e faz dobradinha de espetáculos. São três apresentações virtuais e gratuitas com início a partir das 19 horas.

No início da noite, às 19 horas, tem estreia virtual de “Despacho Deferido”, solo da coreógrafa e intérprete baiana Jaqueline Elesbão. Jogar capoeira com a projeção de si ao fundo ou circunscrever um duo com o instrumento do atabaque, o tambor alto e afunilado seminal nas tradições culturais afro-brasileiras, são emblemas do quanto o espetáculo, transmitido ao vivo diretamente da Sala do Coro, no Teatro Castro Alves, se propõe a desestabilizar certezas sobre o corpo desejante e politizado quanto às demarcações antirracistas.

Bienal de Dança joga capoeira e faz dobradinha de espetáculos
“Espetáculo “Despacho Deferido” de Jaqueline Elesbao. (Foto: Liz Santana)

O fim de semana termina com uma dobradinha de espetáculos. A partir das 21 horas, o palco virtual do #EmCasaComSesc recebe as gravações de “Darktraces”, da diretora artística e coreógrafa portuguesa Joana Castro, e de “131 OUT”, de Sara Marasso e Stefano Risso, do coletivo Il Cantiere, fundado em Turim.

“Darktraces” parte do negro enquanto matéria-prima. A escuridão como fonte, que deu origem a tudo. Como um manto que nos cobre, como leito e regeneração. Já em “131 OUT”, dança, música e espaço urbano ou uma bailarina, um músico e um sempre portentoso contrabaixo impregnam ruas, praças, monumentos e distintas paisagens de Lisboa e Turim. Três corpos, portanto, confrontam-se num espaço que se recria a cada instante. 

“131 OUT”, de Sara Marasso e Stefano Risso, do coletivo Il Cantiere, fundado em Turim.

Os espetáculos fazem parte da programação do projeto #EmCasaComSesc que traz toda semana apresentações gratuitas de música, teatro, dança e atividades infantis. Os shows e espetáculos acontecem sempre de terça a domingo, às 19 horas, com exceção da programação infantil que é transmitida aos sábados, às 15 horas. Nesta semana, o palco virtual do #EmCasaComSesc também recebe espetáculos da 12ª edição da Bienal Sesc de Dança.

Na programação desta semana teve o show “Viva Helena!” do projeto Violeiras Fora da Caixa; encenação do espetáculo “Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante”, do Grupo 3 de Teatro, com atuação de Débora Falabella e Yara de Novaes; live com o cantor Nando Reis e seu filho Sebastião Reis; e show de voz e violão com Beatriz e João Rabello.

A Bienal Sesc de Dança começou no sábado (2) com três espetáculos: “Bichos Soltos em Casa” de Clarice Lima, “Matéria Escura” do Grupo Cena 11 e “Multiple-s” do artista francês Salia Sanou. Neste domingo (3), a Bienal de Dança joga capoeira e faz dobradinha de espetáculos.

Na segunda (4), às 19 horas, os grupos Mexa e GRUA tentam, em plano-sequência, estabelecer uma conversa entre palavra e movimento em “Conversa pra Boy Dormir”. Em seguida, às 21 horas, será exibilido o solo de dança “NO HACER NADA pulverizar”.

Para assistir aos shows e aos espetáculos você já conhece o esquema: as lives acontecem no perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo) e no canal do YouTube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp), sem a necessidade de cadastro ou agendamento prévio. Você também pode acessar as playlists pelas linguagens para curtir os shows e espetáculos disponíveis no acervo do Sesc e continuar desfrutando de arte e cultura sem sair de casa. A programação da Bienal Sesc de Dança pode ser vista em bienaldedanca.sescsp.org.br.

Dança #EmCasaComSesc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui