A programação da Bienal Sesc de Dança segue com apresentações virtuais e gratuitas até domingo (10). Hoje (8), a bienal exibe trabalhos de Alexandre Américo e João Paulo Lima com transmissão online pelo Instagram do Sesc ao Vivo e YouTube do Sesc São Paulo.
Nesta sexta (8), às 19 horas, o artista e pesquisador de dança Alexandre Américo faz da casa um aquário de captações de arquivo – que entrelaçam experiências estéticas em tempos e formatos distintos – em “Goldfish”. Transmitido da Casa da Ribeira, em Natal, o trabalho propõe ao público um mergulho cênico em que não esteja lúcida a relação espaço-temporal daquele que poderia ser um peixe dourado, possível merecedor de acolhimento.
A programação da Bienal Sesc de Dança segue às 21 horas com a exibição de dois trabalhos gravados do artista cearense João Paulo Lima. “N’otro Corpo” é um ensaio sobre possibilidades. O olhar autoetnográfico do artista constrói um discurso sobre a história-memória-corpo que aos 13 anos sofreu amputação do membro inferior direito.
Já “Devotees”, na expressão inglesa, visita o lugar do devoteísmo (fetiche por pessoas amputadas) para compor e alinhavar o processo de criação. O movimento do coto, as muletas, a seminudez junto a adereços como máscara, lenços e jockstrap, peça íntima erótica, acompanham um corpo ao provocar no outro o desejo sobre si.
Os espetáculos integram a programação do projeto #EmCasaComSesc que traz toda semana apresentações gratuitas de música, teatro, dança e atividades infantis. Os shows e espetáculos acontecem sempre de terça a domingo, às 19 horas, com exceção da programação infantil que é transmitida aos sábados, às 15 horas. Nesta semana, o palco virtual do #EmCasaComSesc também recebe espetáculos da 12ª edição da Bienal Sesc de Dança que acontece até domingo (10).
Na programação desta semana teve apresentação dos espetáculos “Conversa pra Boy Dormir” dos grupos Mexa e Grua, “NO HACER NADA pulverizar” do diretor brasileiro Fausto Ribeiro e da performer uruguaia Lucía Sismondi, “Abismo” da da 99 Art Company, “Yebo Musical” dos bailarinos Rubens Oliveira e Munique Costa, “Imalẹ̀ Inú Ìyágba” da artista da dança Adnã Ionara, “Delirar Racial” de Davi Pontes e Wallace Ferreira, “Na Fresta da Certeza, o Vermelho Escuro” de Luciane Ramos-Silva e “Viaduto” do diretor e coreógrafo Renan Martins e do músico Frankão.
Hoje (8), a bienal exibe trabalhos de Alexandre Américo e João Paulo Lima. Amanhã (9), o final de semana começa com programação para as crianças às 15 horas, com apresentação do espetáculo “Buraco” da diretora e coreógrafa Elisabete Finger. Às 19 horas, o Núcleo Ajeum apresenta ao vivo, diretamente do Sesc Vila Mariana, o espetáculo “IKU”. Fechando o sábado, às 21 horas, a artista visual multimídia Uýra Sodoma exibe em primeira mão uma fotossíntese de imagens que performou em deslocamentos realizados com emanações socioambientais e políticas, em “Taoca”.
O público pode assistir os shows e espetáculos acessando o Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo) e o canal do YouTube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp). Não é preciso fazer cadastro ou agendamento prévio. Além dos eventos ao vivo, o público também pode ainda acessar o acervo do Sesc e curtir os shows e espetáculos disponíveis. E para saber tudo o que rola na 12ª edição da Bienal Sesc de Dança acesse bienaldedanca.sescsp.org.br.