Com a bênção do prefeito Gustavo, o vereador Pastor Diego Gonzalez desponta como favorito para assumir a presidência da Câmara de Rio Claro, em substituição a José Pereira dos Santos, o Pereirinha, que aguarda em contagem regressiva a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deve determinar seu afastamento do cargo e, consequentemente, a realização de uma nova eleição para a Mesa Diretora da Casa.
Nos bastidores da Câmara Municipal, as articulações para a nova eleição ganharam celeridade desde sexta-feira (21), quando a Subprocuradora-Geral da República Cláudia Sampaio Marques se manifestou pela procedência da ação em trâmite no STF.
Além de Diego Gonzales, dentro do PSD também estavam sendo cogitados para a comando do Legislativo os vereadores Serginho Carnevale e Elias Custódio. Correndo por fora ainda aparecia o nome de Hernani Leonhardt (MDB), que ganhou peso político após a reeleição de Gustavo com a emedebista Maria do Carmo Guilherme de vice.
No começo deste ano, Pereirinha foi eleito pela terceira vez consecutiva como presidente da Câmara de Rio Claro, em afronta a vedação estabelecida desde 2021 pelo STF em relação às reconduções sucessivas aos cargos da Mesa Diretora das Casas Legislativas.
Após ter o pedido de afastamento imediato de Pereira negado pela Vara da Fazenda Pública de Rio Claro e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, o vereador Moisés Marques (PL) e o advogado Fred Martins levaram o caso ao STF através de uma reclamação constitucional, que tem o ministro Luiz Fux como relator – clique AQUI.
Fux integra a 1ª Turma do SFT – composta ainda pelos ministros Cristiano Zanin (presidente), Carmem Lucia, Alexandre de Moraes e Flávio Dino – que na terça-feira (25) inicia julgamento pra decidir se aceita denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Assim, a expectativa é de que a decisão de Fux sobre o afastamento de Pereirinha da presidência da Câmara de Rio Claro possa acontecer na segunda-feira (24).