Câmara já tem um favorito para substituir Pereira na presidência

Decisão do ministro Luiz Fux do STF para afastamento do cargo de comando do Legislativo de Rio Claro pode sair nesta segunda-feira (24) e ensejar nova eleição para a Mesa Diretora.

0

Com a bênção do prefeito Gustavo, o vereador Pastor Diego Gonzalez desponta como favorito para assumir a presidência da Câmara de Rio Claro, em substituição a José Pereira dos Santos, o Pereirinha, que aguarda em contagem regressiva a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deve determinar seu afastamento do cargo e, consequentemente, a realização de uma nova eleição para a Mesa Diretora da Casa.

Nos bastidores da Câmara Municipal, as articulações para a nova eleição ganharam celeridade desde sexta-feira (21), quando a Subprocuradora-Geral da República Cláudia Sampaio Marques se manifestou pela procedência da ação em trâmite no STF.

Além de Diego Gonzales, dentro do PSD também estavam sendo cogitados para a comando do Legislativo os vereadores Serginho Carnevale e Elias Custódio. Correndo por fora ainda aparecia o nome de Hernani Leonhardt (MDB), que ganhou peso político após a reeleição de Gustavo com a emedebista Maria do Carmo Guilherme de vice.

No começo deste ano, Pereirinha foi eleito pela terceira vez consecutiva como presidente da Câmara de Rio Claro, em afronta a vedação estabelecida desde 2021 pelo STF em relação às reconduções sucessivas aos cargos da Mesa Diretora das Casas Legislativas.

Após ter o pedido de afastamento imediato de Pereira negado pela Vara da Fazenda Pública de Rio Claro e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, o vereador Moisés Marques (PL) e o advogado Fred Martins levaram o caso ao STF através de uma reclamação constitucional, que tem o ministro Luiz Fux como relator – clique AQUI.

Fux integra a 1ª Turma do SFT – composta ainda pelos ministros Cristiano Zanin (presidente), Carmem Lucia, Alexandre de Moraes e Flávio Dino – que na terça-feira (25) inicia julgamento pra decidir se aceita denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Assim, a expectativa é de que a decisão de Fux sobre o afastamento de Pereirinha da presidência da Câmara de Rio Claro possa acontecer na segunda-feira (24).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui