Muita gente não sabe, mas os bichanos têm um dia para chamar de seu. O Dia Mundial do Gato é celebrado no dia 17 de fevereiro, quando tutores de todo o mundo comemoram essa data mais do que especial para seus animais de estimação.
E os peludos que fazem a alegria de crianças e adultos ainda podem se dar ao luxo de celebrar seu dia várias vezes ao ano. O Dia Mundial do Gato, comemorado em 17 de fevereiro, foi escolhido por uma organização italiana de defesa dos animais, com o objetivo de promover campanhas contra os maus tratos aos bichanos. É considerada a data europeia dos felinos.

Temos ainda o dia 20 de fevereiro, quando se comemora o Dia Internacional do Gato. A data foi escolhida em homenagem a “Socks”, o gato da Chelsea Clinton, filha do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. A mascote famosa viveu na casa branca e morreu por eutanásia em 20 de fevereiro de 2001.
Mas ainda temos o dia 8 de agosto, quando se comemora o Dia Internacional do Gato. A data foi criada em 2002 pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, uma das maiores instituições de bem-estar animal e conservação do mundo.

A iniciativa visa conscientizar tutores sobre a importância de cuidar bem dos felinos domésticos e garantir a saúde e o bem-estar dos bichanos. Além dessas datas, os gatos ainda são protagonistas do Dia de Abraçar Seu Gato, comemorado em 4 de junho.
Gatos pretos

No meio de tantos dias, há ainda duas datas dedicadas apenas aos gatos pretos: 27 de outubro e 17 de novembro (nos Estados Unidos). Muitas vezes temido e associado ao azar, esse felino ganhou um dia especial para combater o preconceito associado à sua cor. Infelizmente, os gatos pretos enfrentam muitas dificuldades. São os mais abandonados, mais eutanasiados e mais difíceis de adotar.
Esse não foi o caso do pequeno Tobias. Sua cor não impediu que ele ganhasse um lar na casa de Joice e Juliana de Lima. Ele surgiu por acaso e foi acolhido pelas suas tutoras que já tinham dado um lar para a gatinha Maisena e as cachorras Ivy e Nicole. Foi amor à primeira vista e a cor não fez diferença.

“A cor nunca interferiu. Na verdade, eu até me imaginava tendo um gato preto, pois não tenho receios quanto a isso. Ele é amoroso, brincalhão e lindo”, derrete-se Joice ao falar de Tobias. “Ele nos escolheu e somos gratas por isso”, acrescenta.
Superstições à parte, quem ama os bichanos não se atém a cor, muito menos a datas. É bom que os gatinhos tenham seu dia especial, mas quem adota um felino ou outro animal de estimação deve cuidar, proteger e amá-lo sem restrições, e fazer com que esses cuidados sejam regra para todos os dias do ano e não apenas para as datas especiais.
