Como os livros Rua do Medo se tornaram uma trilogia de filmes

Parte 1 da trilogia de filmes "Rua do Medo" estreia em 2 de julho na Netflix.

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A série de terror best-seller de Robert Lawrence Stine, “Rua do Medo” (Fear Street, no original em inglês), vem assustando os leitores há 30 anos, e agora toda uma nova geração de fãs está prestes a ficar assustada. “Rua do Medo” é uma série de livros de terror criada pelo autor R.L. Stine e que ganhou as telas de cinema. Saiba como os livros Rua do Medo se tornaram uma trilogia de filmes.

Com uma história que se estende por mais de 300 anos e contada ao longo de três semanas, nossa ousada trilogia de filmes “Rua do Medo” começa com a parte 1 em 1994, quando um grupo de adolescentes descobre que os eventos terríveis que assombraram sua cidade por gerações podem estar todos conectados – e eles podem ser os próximos alvos. Seguindo a história sinistra de Shadyside, “Rua do Medo” salta para 1978 na parte 2 e conclui com a parte 3 em 1666. Em um movimento único, os filmes estrearão com uma semana de intervalo a partir de 2 de julho na Netflix.

Antes do lançamento da parte 1, conversamos com a roteirista e diretora da trilogia, Leigh Janiak, sobre o cronograma de lançamento inovador, como ela virou o gênero de terror de ponta-cabeça e reformulou os mesmos atores em papéis diferentes. Saiba como os livros Rua do Medo se tornaram uma trilogia de filmes.

Como os livros Rua do Medo se tornaram uma trilogia de filmes
A cineasta Leigh Janiak, diretora da trilogia “Rua do Medo”. (Foto: Reprodução/IMDb)

Como você se envolveu com esses filmes e o que o atraiu para este projeto? Você era fã de R.L. Stine?
Leigh Janiak – Cresci lendo os livros de Fear Street. Lembro-me de ter sido atraída por eles porque se sentiam nervosos; havia sangue, sexo e todas as coisas que pareciam legais. Eu era uma adolescente nos anos 90, então quando Peter Chernin e Kori Adelson, um executivo de Chernin, me abordaram pela primeira vez sobre fazer parte desses filmes, parecia que atingia o ponto ideal da minha adolescência. Eu estava procurando por flutuabilidade e diversão em meu próximo projeto, e Fear Street foi perfeito.

Acho que muitas pessoas que cresceram com esses livros pensam da mesma forma e Kori sabia que havia potencial para criar uma grande franquia em torno deles. Peter teve a grande ideia de criar um evento em torno desses filmes onde seriam lançados um após o outro, mas a ideia de como isso funcionaria realmente não havia sido resolvida, e esse desafio foi realmente o que me atraiu para o projeto.

Como você decifrou a história e a estrutura dos filmes?
Leigh Janiak
– A questão central era: como fazer com que o público se envolva tanto em um filme a ponto de querer ver o próximo filme imediatamente? É uma exploração comum para uma série de TV, mas não tanto para cinema. Normalmente, com as sequências de filmes tradicionais, você tem um ou dois anos intermediários, então as pessoas estão famintas por mais. Então, para nós, rompemos a ideia quando começamos a pensar no projeto como um híbrido entre filme e TV.

O projeto começou a se articular em torno dessa ideia de opressão sistêmica que permeia a cultura e diz a certas pessoas que você é “outro” e nunca vai vencer. E eu acho que é uma coisa comum de se sentir crescendo, especialmente para qualquer pessoa que nasceu em um mundo do qual sente que não pode escapar. Os Shadysiders nasceram neste mundo onde seu destino já foi determinado para eles.

Como você adaptou o vasto universo dos livros para esses filmes?
Leigh Janiak
– As histórias dos livros de R.L. Stine são centradas nessa ideia de repetibilidade infinita. Cada história se passa nesta cidade chamada Shadyside e se concentra em uma pessoa diferente que vive em Fear Street, mas os filmes não são uma adaptação direta de qualquer história individual. O espírito dos livros está definitivamente infundido – está incorporado em nossa história, nossos personagens e na loucura geral que se segue – mas criamos a ideia de Sunnyvale existindo próximo a Shadyside e a história por trás dessas duas cidades. A família Fier e a família Goode são nomes dos livros, mas criamos a mitologia nos filmes.

Havia algum tipo de terror que você queria derrubar com Fear Street?
Leigh Janiak
– Achei que os filmes eram uma boa oportunidade para fazer de nossos protagonistas aqueles que normalmente não são os protagonistas de um filme de terror. Até muito recentemente, os brancos heterossexuais eram os únicos personagens que viveram no final. Portanto, era importante para mim e para meus escritores que “Fear Street” fosse liderado por pessoas que a sociedade tem, novamente, tradicionalmente chamado de “outro”, e é daí que veio essa ideia de ter nossos personagens principais queer.

Queríamos contar uma história de amor e que fosse fiel à experiência de ser queer nos anos 90. Queríamos fazer com que o relacionamento deles parecesse autêntico de como uma experiência gay pode ter ocorrido fora das lentes modernas. Sam e Deena não estão vivendo em um mundo totalmente seguro, onde todos podem saber sobre eles. E isso foi muito importante para moldar sua jornada, o que é difícil porque eu acho que, para alguns espectadores, Sam pode ser um pouco desagradável no início porque ela está negando quem ela é e tentando ser essa outra pessoa, mas acho que era importante mostrar que essa foi a experiência de tantas crianças.

Fale sobre a decisão de usar os mesmos atores para vários papéis.
Leigh Janiak
– Sou obcecada por programas como Quantum Leap, que usam os mesmos atores, mas os colocam em períodos de tempo diferentes. Há algo realmente satisfatório nisso. Também estou pessoalmente interessada na ideia do passado se repetindo, nas ideias de reencarnação e de estar ligado aos seus ancestrais. Eu apenas pensei que era divertido. E eu pensei que também seria satisfatório poder revisitar personagens que matamos nos dois primeiros filmes e vê-los novamente.

A trilogia “Rua do Medo” começa em 2 de julho na Netflix com “Rua do Medo: 1994”, seguido de “Rua do Medo: 1978 – Parte 2” que estreia em 9 de julho e “Rua do Medo: 1666 – Parte 3” em 16 de julho.

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