Ontem, dia 30, por volta das 18h30, após a explosão no conhecido posto de gasolina Confiante, em Rio Claro/SP, todos puderam observar, seja por fotos ou vídeos, a formação de uma grande “Nuvem de Cogumelo”. O trágico incidente envolvendo um caminhão com produtos inflamáveis, originou um grande deslocamento de ar, ferindo muitas pessoas, danificando drasticamente o local e muitas casas e estabelecimentos ao redor. A explosão foi sentida em uma extensa área da cidade, caracterizando um processo de súbito aumento de volume e grande liberação de energia, acompanhado de altas temperaturas, produção de gases e deslocamento de ar com forte estrondo, provocando ondas de pressão e choque.
Alguns efeitos das explosões
- Efeitos fisiológicos são os que afetam os indivíduos deixando-os em estado grave;
- Os térmicos provêm do aumento de temperatura provocado pela libertação de energia, o responsável pela “Nuvem de Cogumelo”;
- Os efeitos mecânicos traduzem-se no deslocamento de materiais, por arrastamento ou por destruição.
Um dos efeitos que podem ser vistos logo após a explosão, e que chamou a atenção das pessoas, foi a formação de uma gigantesca nuvem em formato de cogumelo. chamada de Nuvem Pirocúmulo (nuvem de desenvolvimento vertical) ou nuvem de fogo, que é uma nuvem densa cumuliforme associada com explosões, fogo ou atividade vulcânica.
Tudo sobre ciência, tecnologia e o mundo geek você encontra clicando AQUI.
E qual o motivo dessa formação?
A “Nuvem de Cogumelo” surge em qualquer explosão de grande magnitude ocorrida a partir do solo, e não só nas explosões atômicas, como se imagina. Ela é ocasionada por conta de um fenômeno físico conhecido como instabilidade de Rayleigh – Taylor. A explosão produz um gás quente, que rapidamente sobe, e, o ar frio mais denso localizado acima confronta-se com esse gás, “empurrando” o gás de volta para baixo, ocasionando o formato da Nuvem Pirocúmulo, a famosa “Nuvem de Cogumelo”.
Em física também aprendemos que o ar quente sendo menos denso sobe, e o ar frio, mais denso desce, formando as correntes de convecção, como ocorre no frio nesses sistemas de alta pressão que estamos passando essa semana em decorrência da massa polar.
Também é por esse motivo que o ar condicionado é colocado na parte superior dos ambientes. O mesmo evento acontece na geladeira, propiciando, assim, o refrigeramento dos alimentos que se encontra em seu interior.