O escritor Jeferson Tenório é o convidado do Segundas Intenções online de setembro da Biblioteca de São Paulo (BSP). O escritor vai bater um papo com jornalista Manuel da Costa Pinto, no encontro marcado para acontecer no dia 20 de setembro, segunda-feira, das 19 às 20 horas, podendo se estender até 20h30. O encontro terá transmissão ao vivo pela página do Facebook da biblioteca. Não é necessário fazer inscrição.
Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua como professor de língua e literatura na rede pública de ensino de Porto Alegre. É Mestre em Literaturas Luso-africanas, pela mesma Instituição.
No momento, conclui seu doutorado em Teoria da Literatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com a tese “A autópsia de um imaginário em ruínas: a memória nas narrativas de regresso em 4 autores portugueses” e, novamente, toma como questões centrais: colonialismo, pós-colonialismo, identidade e diáspora africana na pós-modernidade, além da problematização e desmistificação do continente africano como um lugar de regresso em busca de suas raízes.
Obras
O autor estreia no romance em 2013, com “O beijo na Parede”, vencedor do prêmio de “Livro do Ano” da Associação Gaúcha dos Escritores, e já em terceira edição. A narrativa chama a atenção pela forma com que arrebata a atenção do leitor, fazendo-o percorrer os cenários da carência material e afetiva que marcam o cotidiano dos desvalidos alojados na metrópole contemporânea.
De início, destaca a precariedade decorrente da pobreza e do abandono, ressaltando a fragilidade da vida perante o racismo cotidiano, tudo isto narrado em primeira pessoa por João – o protagonista de onze anos.
Em seu segundo romance, Estela sem Deus, de 2018, também narrado em primeira pessoa e igualmente impactante, Jeferson Tenório retoma a problemática do amadurecimento precoce da infância e juventude negras, num contexto marcado pelo racismo e pela subalternidade econômica e social. Aos treze anos, a protagonista devaneia em se tornar filósofa e busca superar os inúmeros entraves colocados no caminho dos desvalidos.
Em 2020, vem a público O avesso da pele, publicado por uma grande editora e aclamado pela crítica como um dos maiores lançamentos do ano de 2020. A exemplo dos anteriores, o livro trata da violência naturalizada contra pessoas negras e pobres, mas sempre a partir de um ponto de vista interno, voltado para a expressar a voz das vítimas.
O avesso da pele encerra o que o autor designa como “Trilogia do abandono” e volta a trazer para o centro do processo narrativo a voz da consciência jovem em sua formação rumo à construção da cidadania.
Jeferson Tenório divide seu tempo entre o ensino, a pesquisa e a literatura. Além dos romances, tem textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para inglês e espanhol, além de ser o escritor anfitrião da FestiPoa Literária de 2019. Conquistou premiações de relevo, entre elas: Menção honrosa no 19º Concurso de contos Paulo Leminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 15º Concurso Poemas no ônibus e 3º Concurso Poemas no trem, da Prefeitura de Porto Alegre.
Os livros do autor estão disponíveis em no acervo físico e digital.